FMJ faz mutirão de saúde com assistidos do SOS

Publicada em 08/08/2018 às 15:39

População vulnerável assistida pelo SOS – Casa de Passagem terá atendimento médico pelo projeto Novo Olhar

No sábado (11), das 8h às 12h, a população em situação de rua será beneficiada com atendimento médico exclusivo na sede do SOS – Casa de Passagem. Cerca de 30 alunos voluntários da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e equipe de médicos prestarão atendimentos para o público assistido, por meio do projeto Novo Olhar.

Nesse dia, os estudantes e a equipe médica, farão exames de pressão arterial, glicemia capilar (diabetes), antropometria (peso e medida) e o participante responderá a um questionário sobre diversos aspectos de sua saúde, com objetivo de direciona-lo para especialidade médica mais adequada.

Para Isabella Versiani, estudante de Medicina do 4º ano e coordenadora do projeto, o significado de estar com essas pessoas em situação de rua é uma oportunidade de ter contato com públicos que, futuramente, serão pacientes nos equipamentos de saúde. “Ouvir a experiência destas pessoas, o que eles sentem e como vivem é algo incrível, que acrescenta para nós, como seres humanos. Para os assistidos é muito importante, pois recebem toda atenção. Funciona como se abríssemos uma porta de acesso para este público específico”, argumenta.

O Projeto Novo Olhar foi criado em 2015 a partir da iniciativa de alunos da FMJ diante da percepção da vulnerabilidade em saúde, da população em situação de rua. Hoje, o projeto segue fortalecido pelo amor e dedicação dos voluntários, dos colaboradores, com o apoio da Prefeitura Municipal de Jundiaí e Casa de Passagem – SOS (rua Prudente de Moraes, 1830) que garante a infraestrutura para a realização dos atendimentos.

Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: FMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/08/fmj-faz-mutirao-de-saude-com-assistidos-do-sos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original