Zé Gotinha visita Emebs para divulgar vacinação contra pólio e sarampo

Publicada em 13/08/2018 às 18:28

Zé Gotinha visita crianças em EMEBs de Jundiaí para divulgar Campanha de vacinação, no sábado (18)

Para divulgar o ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação contra Sarampo e Poliomielite, que acontecerá em todo o Brasil no sábado (18), a família do Zé Gotinha entra em ação em Jundiaí. Com visitas nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), escolas particulares, parques públicos e estabelecimentos comerciais, o personagem encanta as crianças, público-alvo da imunização. A iniciativa é uma parceria da Vigilância Epidemiológica (VE), órgão ligado da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com as equipes do Rotary Club de Jundiaí que, além das visitas, também faz a distribuição de panfletos de orientação sobre a necessidade da imunização de todas as crianças entre 1 a 4 anos, mesmo que já tenham sido imunizadas contra as doenças.

Carismático, o personagem criado na década de 1980 atraiu a atenção na EMEB João Batista Toledo, no Jardim Tamoio. “Ele faz muita coisa boa. O Zé Gotinha dá vacina nas crianças para que não fiquem doentes. Eu tirei foto com ele”, contou o Iago Gabriel da Costa. Mirela de Oliveira, colega de classe, se conscientizou. “Eu vou falar para os meus pais que precisam me levar para tomar vacina. O Zé Gotinha falou que precisa”, comentou a menina.

“Essas crianças irão para casa e a primeira coisa que contarão será sobre a visita do Zé Gotinha. Ainda há a divulgação do panfleto da vacina na agenda dos alunos. Essa multiplicação de informações feita pelas crianças é conseguida pela vivência do momento”, comenta a coordenadora pedagógica da unidade escolar, Ivane Aparecida Silva Doria.

De acordo com o presidente do Rotary Club Jundiaí Vila Arens, José Mauro Castro Magalhães, a visitação feita pelos voluntários será realizada durante toda a semana. “Além das escolas públicas que atendem crianças entre 1 ano a 4 anos de idade, os grupos percorrem outros estabelecimentos e, no feriado, o Zé Gotinha e a Maria Gotinha estarão nos parques públicos e shoppings da cidade. Tanto o Sarampo quanto a Poliomielite eram doenças que estavam controladas, porém, alguns focos estão surgindo em pontos espalhados pelo mundo. É necessário que as pessoas tomem conhecimento dos riscos das doenças e da necessidade de vacinação”, comentou.

Vacinação

A enfermeira da VE, Maria do Carmo Possidente lembra que a vacinação, no sábado (18), em Jundiaí acontecerá em todas as UBSs, exceto os Postos de Saúde da Família da Vila Ana e Vila Esperança, das 8h às 17h. “O público-alvo da imunização soma cerca de 19 mil crianças entre 1 ano a 4 anos de idades, mesmo que já tenham sido imunizadas. Os pais devem levar os filhos e não se esquecer da caderneta de vacinação”, explica. A vacinação prossegue até o dia 31 de agosto.

 

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/13/ze-gotinha-visita-emebs-para-divulgar-vacinacao-contra-polio-e-sarampo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original