Técnica de massagem é prática integrativa ofertada em UBSs

Publicada em 14/08/2018 às 16:28

Shantala é massagem destinada para bebês entre 0 e 3 anos de idade, que promove a aproximação entre mães e filhos, além do alívio de dores e

Com benefícios que vão além do alívio de cólicas e estresse, a massagem shantala é ofertada pela rede de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) entre as Práticas Integrativas e Complementares (Pics). Nesta semana, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Rui Barbosa promoveu uma oficina para mamães e bebês com o objetivo de explicar a técnica que auxilia no desenvolvimento da criança, foco do Programa Primeiríssima Infância.

Joeliza Cristina Santos, 24 anos, é mãe do pequeno Arthur Miguel Santos Ferreira, de 4 meses. “Fiz parte do grupo de gestantes da UBS e na época a shantala foi citada. Com a oficina, vou poder aplicar no meu filho. A massagem acalma a criança”, conta.

Oficina de massagem foi realizada na UBS Rui Barbosa; usuários podem buscar ação na UBS mais próxima

Ana Cordeiro Souza Santos, 18 anos, é mãe de David Luca, 6 meses. “Tive mastite e precisei fazer uma cirurgia para o tratamento. Mesmo assim, continuei a amamentar meu filho. A massagem shantala auxilia no desenvolvimento da criança, acalma para a amamentação e aproxima a mãe do filho”, comenta a moça.

De acordo com a gerente da UBS Rui Barbosa, Cristiane Franco, a shantala é ofertada juntamente com as ações de fitoterapia entre outras atividades. As oficinas não têm calendário fixo, ocorrem a partir da manifestação de grupos interessados em cada UBS. “Os grupos são montados conforme a necessidade. Neste semestre foram realizadas duas oficinas da massagem exclusiva para os bebês”, detalha.

Crianças 

Segundo a nutricionista e articuladora da Primeiríssima Infância em Jundiaí, Rita Stringari, a shantala é indicada para crianças entre 0 a 3 anos, e, a partir desta idade, a massagem indicada é a ‘toque de borboleta’, aplicada em grupos com dores crônicas e até hipertensão. “As práticas integrativas complementares são ofertadas na rede. Os usuários devem procurar a sua UBS para verificar quando haverá oficina, não somente sobre a shantala, mas também para as demais atividades, com objetivo de promover a saúde e não somente cuidar das doenças”, argumenta.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/14/tecnica-de-massagem-e-pratica-integrativa-ofertada-em-ubss/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original