Vacinação contra sarampo continua em todas as UBSs

Publicada em 21/08/2018 às 18:08

Vacinação contra Pólio e Sarampo segue para crianças entre 1 ano a 4 anos; adultos até 58 anos precisam se imunizar contra o Sarampo

Após o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Poliomielite, realizado no último sábado (18), a conscientização para a imunização permanece até o dia 31 de agosto, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí. Além do público formado por crianças entre 1 ano a 4 anos de idades – mesmo que já tenham sido imunizadas anteriormente contra as duas doenças – os adultos até 58 anos que não tenham recebido a dose contra o sarampo devem comparece à unidade para receber a vacina. A medida é preventiva, com o objetivo de conter a circulação dos vírus, que voltaram a circular em algumas regiões.

As vacinas constam na rotina diária de vacinação das UBSs, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). “Nesse período, no entanto, toda criança na faixa etária entre 1 ano e 4 anos de idade, que for levada à UBS será imunizada, independentemente de a carteira vacinal estar em dia. Essa estratégia, definida pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo intensificar a vacinação, reduzindo a circulação do vírus entre a população. A vacina contra o Sarampo também é disponível para adultos até 58 anos, e, para estes, é necessário verificar a carteira de vacinação para indicar ou não a aplicação da dose”, detalha a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE) Maria do Carmo Possidente.

Segundo os dados disponibilizados pela VE, com a realização do Dia D, a cobertura vacinal para Sarampo (Tríplice Viral) passou para 65,89% (12.801) e para a Pólio 66,98% (12.592) das 19 mil crianças na faixa etária.

Imunização

A vacina contra o sarampo é feita para pessoas entre 1 a 29 anos a partir da Tríplice Viral, em duas doses, sendo que, para as crianças de 1 ano, as doses são aplicadas aos 12 e aos 15 meses. Nos adultos de 30 a 58 anos é necessário apenas uma dose da vacina Tríplice Viral. No Estado de São Paulo, a imunização é preconizada para adultos nascidos a partir de 1960, o que corresponde a pessoas de até 58 anos. Anterior àquele ano, segundo orientação da Secretaria de Estado, a maioria das pessoas teve contato com a doença, portanto possui imunidade. A vacina utilizada é a Tríplice Viral que protege contra três doenças (Sarampo, Caxumba e Rubéola). Outras vacinas usadas no passado, como a vacina Dupla Viral (Sarampo e Rubéola) e a vacina contra o Sarampo, também são consideradas válidas para a proteção. Portanto, quem apresenta a caderneta com o registro de uma das doses, não tem indicação. Apenas aqueles que não registram qualquer uma dessas imunizações devem ser vacinados.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/21/vacinacao-contra-sarampo-continua-em-todas-as-ubss/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original