Canil da GMJ aperfeiçoa a atuação de seus integrantes

Publicada em 22/08/2018 às 18:18

Reciclagem de conhecimentos e novas vivências marcaram o curso promovido no setor especializado

Para orientar e garantir a obediência e o comportamento dos cães de trabalho durante a rotina diária de atividades, unindo experiências profissionais para o treinamento dos mesmos, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) – por meio do seu Canil – registrou mais uma importante realização para o aprimoramento de seus integrantes: o Curso de Formação de Adestradores de Cães de Serviço Policial – Módulo II, promovido na Base da Corporação, no Complexo Fepasa, dias 18 e 19 de agosto. O evento acontece pela segunda vez em parceria com a Escola de Cinotecnia BrazilianCanine, de Santo André (SP), especializada na formação de operadores caninos das Guardas Civis e das Forças de Segurança Pública, estaduais e federais.

Coordenados pelo inspetor Alceu Marestoni, responsável pelo Canil, ao todo estiveram reunidos 27 profissionais, dentre eles – além dos integrantes da instituição – agentes das cidades de Barra Mansa (RJ); Campo Limpo Paulista, Embú das Artes, Lorena, cidades do interior paulista; e Marituba (Pará), representada pelo guarda civil municipal Patrick Nunes Felipe.

“É mais um avanço para o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí que conta com o apoio do prefeito Luiz Fernando Machado para a atualização e o aperfeiçoamento constante de seus agentes de segurança pública. O titular da unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó) e o inspetor Benedito Marcos Moreno – comandante desta Corporação – acompanham as definições para o aprendizado, e na sequência a prática diária nas ruas. Temos uma nova safra de guardas municipais atuando junto ao Canil, o que possibilita a reciclagem de conhecimentos que irão somar à experiência já tradicional, a operacionalidade cada vez mais efetiva”, ressaltou o inspetor Alceu.

O Curso teve a duração de 20 horas (teoria e prática), com síntese do material didático e entrega de certificados, abordou os seguintes temas: Comportamento, Cognição e Prática na Formação de Cães de Serviço Policial; Atualidades sobre a Ciência da Detecção; Programa de treinamento Teórico e Prático de Cães de Detecção. Palestrantes de renome internacional conduziram as atividades: Juliano Sírio, mestre em Química; e Ivan Modesto, cinotécnico responsável geral da BrazilianCanine, pós-graduado em Direito e Processo Penal, ambos com 15 anos de experiência com cães de serviço policial.

Referência

Setor especializado da Guarda Municipal de Jundiaí, o Canil é referência no país pelos resultados significativos já alcançados ao longo de sua trajetória, reconhecido por suas habilidades e competências no trabalho diário operacional, realizado de segunda a segunda nos muitos bairros da cidade. E também em showdogs: as apresentações educativas realizadas para crianças, jovens e adultos. Hoje o Canil da GMJ conta com 16 exemplares para o trabalho nas ruas: 12 pastores belga Malinois; dois rottweilers; um Labrador; e uma bloodhound. “Estrutura muito boa, uma experiência gratificante que levo para a região Norte do país, a minha cidade do interior do Pará que conta com uma Guarda Civil Municipal empenhada em adquirir novos conhecimentos, motivo pelo qual vim para Jundiaí para passar por esta importante experiência no Canil. Quero voltar em breve”, declarou o GCM Felipe.

Assessoria de Imprensa GMJ

Foto: Canil GMJ 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/22/canil-da-gmj-aperfeicoa-a-atuacao-de-seus-integrantes/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original