Nova UBS Maringá reduz fila para atendimento dentário em 45,54%

Publicada em 23/08/2018 às 12:44

Prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância das ações em busca da excelência no atendimento em saúde

Neste sábado (25) será realizado mutirão para a classificação de necessidades odontológicas na Nova UBS Maringá. Com a iniciativa, a fila de espera será reduzida em 45,54%. O atendimento é específico para as crianças e jovens entre 4 e 17 anos, que passarão pelos dentistas da unidade, serão avaliados e orientados sobre a forma correta de escovação e prevenção da saúde bucal. Aqueles com incidência de cáries serão encaminhados para tratamento, já aqueles que não apresentarem ocorrências, receberão aplicação de flúor. A ação é parte do trabalho desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) para a excelência no atendimento ao munícipe, juntamente com os programas implantado com o conceito Nova UBS.

“A inauguração da Nova UBS Maringá com a sala odontológica propicia aos moradores o acesso a todos os serviços de saúde que Jundiaí oferece. O mutirão, assim como os programas ‘Guardiões da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’ são iniciativas da gestão para a qualificação, humanização e ampliação do atendimento em saúde. Mesmo com restrições financeiras conseguimos, com planejamento e organização financeira, entregar mais serviços para a população”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com a assessora técnica de saúde bucal da UGPS, Luciane Yurika Koga, o mutirão tem por objetivo priorizar os casos. “Os adultos estão sendo chamados conforme a fila de espera. Já as crianças exigem uma classificação de risco. Aquelas que não apresentarem problemas serão atendidas com a aplicação de flúor. Já aqueles com cáries serão encaminhados para o atendimento, com a verificação de riscos. Ambos serão orientados sobre a forma correta de escovar os dentes”, detalha.

O atendimento será feito somente para os casos agendados previamente e contatados pela equipe da Nova UBS Maringá. “A oportunidade é importante para que seja difundida a prática da boa escovação e do cuidado com a saúde bucal, de forma a prevenir futuros danos causados pela falta de higiene ou exageros no consumo de determinados alimentos”, complementa.

Sala odontológica

Aos 12 anos, Júlio César Pupo Filho tem a dentição permanente em formação. A última passagem pela cadeira de dentista foi em 2015, quando ainda tinha ‘dentes de leite’. “O Júlio está de parabéns. É um ótimo escovador. Os dentes estão perfeitos. Será feita apenas uma limpeza e orientação sobre como deve ser feita a escovação com o nascimento dos dentes molares, que exige ângulos diferentes para evitar o acúmulo de restos alimentares”, comenta a dentista Daiane Lançoni.

Mutirão será realizado no sábado (25), com atendimento agendado pela equipe da Nova UBS Maringá; crianças e jovens são priorizados

A mãe do garoto, Márcia Regina Pimenta, moradora no bairro há mais de 30 anos, está satisfeita não só com o elogio recebido pelo filho, como pelo atendimento ao lado de casa. “Ele estava jogando futebol no Complexo Esportivo. Fui buscá-lo para que não faltasse ao atendimento. Agora, com a sala ao lado de casa, fica muito melhor para a população ser atendida. Facilita a vida das pessoas”, explica.

A Nova UBS Maringá foi entregue no dia 3 de julho, com sala de atendimento odontológico e os programas “Guardião da Saúde” e “Posso Ajudar”, responsáveis pela classificação do atendimento oferecido no local e acompanhamento do usuário durante todo o período que permanece no equipamento, respectivamente. Ambos têm por objetivo qualificar o atendimento em saúde com o foco na excelência.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/23/nova-ubs-maringa-reduz-fila-para-atendimento-dentario-em-4554/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original