Visita a equipamentos históricos e passaporte cultural marcam Simpósio

Publicada em 25/08/2018 às 17:36

No Museu Ferroviário, crianças e adultos acompanharam a explanação do diretor de Patrimônio Histórico

Com o tema “Patrimônio, Território e Diversidade Cultural” foi aberto na quinta-feira (23), o 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial. A edição integra as ações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural e é uma realização do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com a Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí e com a Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen – Fatec Jundiaí.

Na programação de atividades, a visita técnica aos equipamentos históricos que aconteceu neste sábado (25), sob a coordenação do diretor do Patrimônio Histórico, William Paixão. Inscritos antecipadamente, os participantes visitaram o Complexo Fepasa, Ponte Torta, Pinacoteca, Teatro Polytheama, Gabinete de Leitura, Solar do Barão e Catedral Jundiaiense. Conferiram também a apresentação do Projeto Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Programa Escola Inovadora é apresentado em Fórum internacional

O Passaporte foi lançado no dia 22, na Sala dos Relógios do Complexo Fepasa, e entregue inicialmente a um grupo formado por 20 alunos da Emeb Carlos Foot Guimarães que já participava da visita monitorada; aproximadamente 250 crianças do grupo G5 (cinco anos) de escolas da rede municipal de ensino já participaram da visita. Numa iniciativa das Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Cultura (UGC), o Projeto Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio de Jundiaí também integra as ações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural e faz parte do eixo de investimentos na aprendizagem do Programa Escola Inovadora.

“Estamos realizando um evento diferente a partir deste Simpósio, inclusive para popularizar a discussão sobre o patrimônio histórico de Jundiaí – interesse de todos nós. Integrando ações entre Unidades de Gestão e representantes de variadas iniciativas. O lançamento do Passaporte vem sendo muito elogiado por profissionais especializados e pela comunidade, já apresenta resultados significativos. Um dos destaques das ações foi o trabalho realizado pela Fundação Municipal de Ação Social – Fumas, que preparou um material bem completo resgatando o histórico sobre o Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro. Com a realização do Simpósio estamos criando uma educação patrimonial, produzindo material para as futuras gerações”, declarou o diretor de Patrimônio Histórico.

Formação e capacitação profissional

Richard Mian Filho é estudante de Arquitetura e analista de PCP; logo que soube da proposta sobre a visita técnica, procurou mais informações. “Na faculdade tenho matérias sobre Patrimônio Histórico. Nada melhor do que conhecer melhor a minha cidade, reviver a sua história pelas construções e a riqueza em cada detalhe. Achei a proposta muito interessante e necessária para a formação, seja qual for a profissão desempenhada.”

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/25/visita-a-equipamentos-historicos-e-passaporte-cultural-marcam-simposio/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original