Fogo simbólico abre a Semana da Pátria

Publicada em 01/09/2018 às 17:56

Muita gente acompanhou a cerimônia de acendimento do fogo simbólico

A cerimônia de acendimento do fogo simbólico, realizada na manhã deste sábado (1º), marcou o início das comemorações da Semana da Independência no município. O acendimento da tocha que abrigou o fogo durante o transporte pelas ruas de Jundiaí foi feito na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (Esef), logo após uma apresentação de dança feita pelos alunos da faculdade.

“A simbologia do fogo, da manutenção da chama, veio com os Jogos Olímpicos e representa o calor do coração, algo que não podemos deixar morrer”, destacou gestor da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Luiz Trientini. Diretor da Esef, o professor-doutor Davi Poit destacou a coincidência de datas. “Hoje é o início da Semana da Pátria, o dia do educador físico e, exatamente hoje, completo 30 anos de docência nesta faculdade”, emocionou-se ele, que dedicou sua vida ao esporte.

O premiado atleta do Peama, Cristian Ribeira, foi quem entregou o fogo simbólico ao prefeito Luiz Fernando Machado

Para o prefeito Luiz Fernando, a Semana da Pátria convida os brasileiros à reflexão. “A simbologia desta semana faz com que todos possamos refletir sobre a soberania do nosso país e a nossa independência. A manutenção de atos cívicos numa sociedade faz com que o sentimento de cidadania se mantenha aceso em nossos corações”, disse o prefeito, que também ressaltou a participação do Guarda Municipal Severo, que pela última vez, integrou a equipe que conduziu o fogo simbólico pelas ruas da cidade. “Hoje é o último ato oficial do Severo como servidor municipal, pois está se aposentando. Isto é civismo e dedicação. Muito obrigado por tudo o que você proporcionou a esta cidade durante todo o tempo que se dedicou a ela”, destacou.

Cerca de 60 pessoas – integrantes dos Batalhões da Polícia Militar (11º e 49º), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Rodoviária, da Guarda Municipal, do 12° GAC, atletas do Peama, do pedestrianismo e do atletismo do Time Jundiaí, alunos e professores da Esef – conduziram o fogo por um trajeto de cerca de 7 quilômetros pelas ruas de Jundiaí até chegar na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). A pira foi acesa pelo prefeito Luiz Fernando Machado, logo após receber o fogo trazido pelo atleta do Peama, Cristian Ribeira.

Desfile cívico-militar

Passando pelo Centro, a encarregada de produção Aparecida dos Santos ficou animada em acompanhar a condução do fogo simbólico. “Hoje em dia, as crianças não dão tanto valor a isso e mal sabem cantar o hino nacional, mas a gente tem que fazer a nossa parte. Eu achei tudo lindo hoje e vou trazer meus netos para ver o desfile na sexta”, adiantou.

Mãe de Melissa, Juliana e Helena, a professora Mariana Angelita Rodrigues também diz que deve acompanhar o desfile com as filhas. “Culpamos as crianças de hoje em dia pelo desapego de valores, mas nós é que precisamos mostrar que eles existem. Acho que a comemoração da Independência do Brasil é uma oportunidade. Minha filha caçula, de 4 anos, nunca assistiu um desfile e devo trazê-las especialmente para que elas saibam como é importante a consciência cívica desde cedo.”

O Desfile de Sete de Setembro será realizado na próxima sexta-feira, a partir das 9h, na avenida Prefeito Luiz Latorre, com início em frente ao Poder Judiciário – Justiça Federal e sentido de desfile em direção ao Centro. Permissionários das feiras e varejões municipais também participarão com suas barracas de opções gastronômicas no desfile, que, neste ano, contará ainda com alguns espaços de sombra para tornar mais agradável o espaço aos presentes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/01/fogo-simbolico-abre-a-semana-da-patria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original