Vacinação antirrábica imuniza mais de 36 mil animais

Publicada em 03/09/2018 às 18:11

Vacinação antirrábica encerra campanha com aumento no número de animais vacinados em relação ao ano passado

A Campanha de Vacinação contra a Raiva, realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS),  durante o mês de agosto, imunizou 36.204 animais. O número é 7,5% maior que o registrado no ano passado. A vacina continua disponível para quem não conseguiu levar o animal a um dos 157 postos montados pela cidade, na sede da UVZ, na rua dos Bandeirantes, 375, das 8h às 17h. A população total de cães e gatos da cidade é estimada em 46,6 mil.

LEIA TAMBÉM
Novo espaço garante mais qualidade no serviço de reabilitação psicossocial

De acordo com o veterinário da UVZ, Luis Gustavo Grijota Nascimento, foram imunizados 29.587 cães e 6.617 gatos, 6,8% e 10,9% respectivamente a mais que o registrado no ano passado. “A campanha mostrou avanço no número absoluto de animais vacinados, mas não atingiu a cobertura esperada, de 80%, ficando abaixo de 64%. No entanto, neste número não estão contabilizadas as doses realizadas de forma particular, em clínicas veterinárias. É importante alertar que o vírus da raiva é circulante principalmente na população de morcegos, e somente com a vacinação é possível proteger os animais domésticos”, detalha. Qualquer mamífero, como cães, gatos, bovinos, equinos e morcegos, quando infectado pelo vírus, pode transmitir a raiva através de mordedura, arranhadura ou lambedura.

A Zoonoses funciona como posto permanente de vacinação, atendendo a população o ano inteiro e, consequentemente, durante todo o período da campanha. A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Vila Municipal, e oferece esse serviço, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/03/vacinacao-antirrabica-imuniza-mais-de-36-mil-animais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original