Dia Mundial Sem Carro: Caminhada Via Rio será dia 22

Publicada em 13/09/2018 às 18:27

Caminhada terá trajeto pelos rios que cortam a região Central de Jundiaí

A Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) realiza, no próximo dia 22, a Caminhada Via Rio, para marcar o Dia Mundial Sem Carro, com trajeto definido nas avenidas que margeiam os rios urbanos de Jundiaí. O objetivo do evento, além de mobilizar a população para priorizar a caminhada, tem a intenção de despertar o interesse sobre a educação ambiental desses trechos de cursos d´água importantes que integram a bacia do Rio Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Delegação chinesa conhece planejamento urbano de Jundiaí

“Jundiaí conta com muitos cursos d´água, entre eles o Rio Jundiaí, o córrego do Mato e o Guapeva, que cortam a cidade e nem sempre ganham a atenção da população. Esse evento é importante para sensibilizar as pessoas sobre a riqueza que está em plena região Central. O Córrego do Mato, por exemplo, que divide a Avenida 9 de Julho, é um afluente da Bacia do Rio Jundiaí cuja despoluição iniciada em 1983 já permite que o curso d’água contribua para o abastecimento de cidades situadas à jusante”, comenta o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, lembrando que o Dia Mundial sem Carro foi instituído pela primeira vez na França, em 1997, e tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo de automóveis, o estímulo às formas alternativas de mobilidade e às diversas ações em prol da melhoria do meio ambiente e qualidade de vida nas cidades.

O trajeto completo do percurso tem início no Paço Municipal, às 8h30, e segue pela Avenida Frederico Ozanan até o Viaduto Sperandio Peliciari, rua José do Patrocínio, avenida Odil Campos Saes, rua Messina e avenida Nove de Julho. O trajeto completo tem aproximadamente 10 quilômetros e contará com uma apresentação para despertar a percepção dos participantes à leitura do território a ser percorrido, sob a perspectiva dos rios.  No evento será lançado o Concurso Nacional Vale do Rio Jundiaí, para elaboração de projetos para requalificação urbana de parte de trecho do rio.

Os interessados em participar da Caminhada Via Rio devem se inscrever pela internet e levar água, protetor solar e boné para a atividade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/13/dia-mundial-sem-carro-caminhada-via-rio-sera-dia-22/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original