Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

Setembro Dourado: Prefeitura assina contrato com Grendacc

Publicada em 13/09/2018 às 18:09

Maria Gabriela aguardava para fazer exames quando se encontrou com Luiz Fernando

A Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), assina contrato para repasse de valor de R$ 155 mil por mês para o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), a fim de garantir o atendimento integral aos pacientes com câncer e doenças hematológicas. Atualmente, a instituição atende a cerca de 470 pacientes por mês, nas várias etapas de tratamento. A assinatura acontece no mês de setembro, período dedicado à conscientização sobre o câncer infantojuvenil.

LEIA TAMBÉM
Vacina contra HPV: meninos e meninas devem receber 2ª dose
Setembro Dourado terá palestras para profissionais de saúde e educação

O Hospital do Grendacc conquistou o credenciamento como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) exclusiva de oncologia pediátrica, que habilita a instituição para ingressar na rede oncológica do Estado, situação que possibilita o recebimento de repasses federais para ajudar a custear os atendimentos. “O contrato é superior ao valor que era recebido anteriormente em mais de 36% (R$ 110 mil). É com trabalho e organização que se consegue, mesmo com poucos recursos, garantir a atenção à saúde de qualidade. O Grendacc é uma instituição que merece todo o respeito pela história e trabalho que desenvolve, não somente para o Município como para a Região”, detalha o Prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, o contrato substitui o valor que antes era repassado a partir do Hospital São Vicente de Paulo pelo atendimento oncológico das crianças. “Agora, a transferência será pela administração municipal para o custeio do atendimento completo às crianças, ou seja, realização de exames, consultas, procedimentos e tratamentos, tanto hospitalares quanto ambulatoriais”, explica.

“Num mês cujo foco é falar sobre o tema, uma notícia como esta é importante, já que o custeio para tratamento feito pela tabela SUS, representa apenas um terço do custo real do tratamento”, comenta  a diretora-presidente do Grendacc, Verci Andrêo Bútalo, responsável pela instituição, que tem 23 anos de atividades.

Vieri Cainã de Jesus, 16 anos, está em tratamento contra a leucemia. “Tenho todo o apoio de que preciso aqui. Das outras vezes que fiz o tratamento, até aula eu tive aqui”, contou o adolescente. A mãe, Vagna Correia, conta que esta é a terceira vez que o filho enfrenta a doença. “Começamos o tratamento com quimioterapia, aqui no Grendacc. Poucos meses depois teve nova ocorrência, fez transplante de medula e, apesar de ter sido feito com sucesso, descobrimos, há 20 dias, que houve nova ocorrência. Esta é a primeira sessão de quimioterapia. Aqui no Grendacc, temos todo o apoio de que precisamos”, conta a mãe.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/13/setembro-dourado-prefeitura-assina-contrato-com-grendacc/


Leia mais sobre ,