Em reunião com parceiros, moradores do Jardim Fepasa elogiam capacitações

Publicada em 17/09/2018 às 17:32

Moradores foram ao Centro Comunitário para se informar sobre cursos de capacitação

Moradores do Jardim Fepasa marcaram presença, neste sábado (15), no Centro Comunitário do bairro, mais conhecido como Casa Verde, e elogiaram a oportunidade do acesso a diversos cursos de capacitação e geração de renda, ofertados de forma gratuita à comunidade, com início a partir de outubro. Representantes da Prefeitura de Jundiaí, Senac, Senai, Sesc e Proempi, articulados pela Rede Jundiaí de Cooperação, detalharam as ações previstas e reforçaram a vontade de atuar de forma conjunta no projeto Fepasa Viva.

Lançado no dia 25 de agosto, o projeto reúne mais de 11 parceiros com o propósito de empoderar a comunidade, por meio da profissionalização, educação, esportes e lazer. Os cursos de capacitação foram apresentados aos moradores que, agora, estão com a tarefa de divulgar toda a programação à comunidade. Os interessados devem preencher as fichas de inscrição já disponibilizadas no bairro. Parte das aulas tem início no próximo mês e será realizada na comunidade. Os locais serão divulgados em breve.

LEIA TAMBÉM
Terminal Intermodal tem perspectiva positiva para transporte de cargas
Jundiaí cria o IPTU eletrônico para facilitar a vida do contribuinte

Mãe de quatro crianças, Daniele Oliveira, de 28 anos, está interessada em ter o próprio negócio. “Tenho muito interesse porque já faço artesanato. Ótima iniciativa para quem tem filhos pequenos”, diz.

Já a moradora do Jardim Fepasa desde 1982, Shirlei Moraes, de 56 anos, faz elogios ao Fepasa Viva. “Será muito importante principalmente para os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, cada vez mais difícil”, afirma.

Aos 23 anos, Felipe Mateus foi um dos primeiros a chegar à reunião para se informar sobre os cursos. “Me interessei muito pela programação do Senai, inclusive sobre aulas de eletrônica porque já mexo com celular”, conta.

A jovem Esther Oliveira, de 17 anos, busca o seu primeiro emprego com carteira assinada. “Gostei de duas opções de cursos e quero muito participar”, afirma.

De forma inédita, o projeto integra as unidades de Jundiaí dos 5S’: Senac, Senai, Sebrae, Sesi e Sesc. Atuando no Senac há 10 anos, Roberto Araújo, também gestor adjunto da Unidade de Gestão de Governo e Finanças da Prefeitura e um dos idealizadores da Rede Jundiaí de Cooperação, destaca a importância da construção em rede. “O projeto visa à transformação da comunidade, a qual terá papel fundamental para a concretização das ações previstas”, destaca.

O diretor do Senai, Fábio Carrion, fez questão de participar da reunião. “Temos vagas em diversos cursos, além de bolsas formação, sem custos, para oferecer aos moradores. O Senai está de portas abertas para a população do Fepasa”, afirma.

Representante do projeto Juventude do Sesc, Joseane Tobias conversou com os adolescentes presentes. “Temos uma programação bem variada e o Jardim Fepasa é convidado para participar”, diz.

À frente da Proempi, Walter da Costa e Silva Filho reforçou a importância do projeto, lembrando que a revitalização do Centro Comunitário é uma das principais ações previstas. “Já temos todo o material para a pintura. A mão de obra será dos próprios moradores, que irão se apropriar, cada vez mais, deste espaço público”, afirma.

Nos próximos dias, os moradores darão retorno aos organizadores do projeto, ligados à Rede Jundiaí de Cooperação, sobre a demanda em relação às capacitações ofertadas. Entre os cursos gratuitos oferecidos estão auxiliar administrativo, manicure/pedicure, empreendedor de pequenos negócios, agente de desenvolvimento local, confeccionador de bijuterias, moda sustentável, empreendedorismo, eletricista automotivo, programador de produção, panificação, brigadeiro gourmet, etc.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/17/em-reuniao-com-parceiros-moradores-do-jardim-fepasa-elogiam-capacitacoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original