Campanha de Inverno leva doações para toda a cidade

Publicada em 21/09/2018 às 16:10

A Campanha de Inverno realizada pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), termina esta edição com números expressivos. Durante cinco meses de ação, das 69.448 peças arrecadadas, 58.995 itens puderam ser doados após triagem, entre roupas, calçados e cobertores. Os números são resultado de um trabalho contínuo, iniciado no ano passado, com foco no empoderamento familiar. “Depois de somar esforços para atender com dignidade as pessoas em vulnerabilidade, em 2017, notamos que, neste ano, houve uma queda na quantidade de pedidos de doação por parte das entidades. Isso nos deixa felizes porque mostra que, aos poucos, as famílias da nossa cidade estão se fortalecendo. Os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Fundo Social, por exemplo, estão diretamente ligados às histórias de transformação”, explicou a presidente do Funss, Vanessa Machado.

Todos os produtos enviados como doação passaram por um procedimento de seleção, realizado por equipes do Fundo Social. A triagem separou os itens usados e em boas condições de uso das peças sujas, rasgadas e manchadas. “Entendemos que solidariedade é doar roupa boa. Os itens devem servir para que as pessoas consigam se proteger das baixas temperaturas e, principalmente, trabalhar ou procurar um emprego”, disse. Também foram priorizadas peças capazes de afastar o frio, como blusas de lã, agasalhos, calças, cobertores, edredons e calçados fechados: “Doar não é descartar. Nesta época, considerada a mais gelada do ano, shorts e camisetas regatas, por exemplo, não aquecem”.

LEIA TAMBÉM
Cursos gratuitos: novas turmas com inscrições a partir de segunda (24)

Entre os beneficiados com a Campanha de Inverno estão mais de 130 instituições com cadastro atualizado no Fundo Social e órgãos da Prefeitura de Jundiaí, como Hospital Universitário, Hospital São Vicente de Paulo e Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), que promoveu o projeto “Operação Noites Frias” voltado para pessoas em situação de rua.

Campanha levou doações para todas as regiões de Jundiaí

Rede do bem
Assim como no ano passado, a Campanha de Inverno de Jundiaí deste ano contou com a participação gratuita do cantor Daniel. “Ele tem uma forte relação com a nossa cidade e, por isso, se colocou à disposição, cedendo a sua imagem para todo o material de divulgação da Campanha”, explicou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com o tema “Solidariedade. Isso merece um grande aplauso”, a ação contou, ainda, com 160 pontos de arrecadação. Pela cidade era possível encontrar caixas personalizadas em órgãos públicos, hospitais, escolas, shoppings, comércios em geral, condomínios empresariais e residenciais, indústrias, delegacias especializadas e distritos da Polícia Civil, além de batalhões da Polícia Militar. “Desta maneira, conseguimos ampliar a rede de parceiros e facilitar o acesso das pessoas interessadas em contribuir, oferecendo locais em diversos bairros de Jundiaí”, contou.

Além das doações espontâneas, a Campanha teve outra frente de trabalho. A entrega de agasalhos novos adquiridos pela Prefeitura de Jundiaí beneficiou, neste ano, aproximadamente, 10 mil crianças com idade entre zero e 12 anos. Somente com esta iniciativa, 4.465 famílias em situação de vulnerabilidade social foram atendidas. Na região do bairro Morada das Vinhas, por exemplo, 1.302 agasalhos foram entregues para os moradores com o apoio da ONG Paraíso, entidade que cadastrou as famílias e organizou o evento de entrega. “Para muitos, comprar uma roupa como esta pode apertar o orçamento do mês. Por isso, esta parceria entre a Prefeitura e as entidades que atendem aos bairros é muito importante porque, juntos, conseguimos ajudar quem precisa de apoio”, disse Rita Carvalho, secretária da instituição.

Trabalho permanente
A finalização da Campanha de Inverno anuncia a chegada de temperaturas mais amenas. No entanto, o atendimento às famílias em vulnerabilidade social não para. Deste modo, os munícipes interessados em fazer a diferença na vida de quem, por algum motivo, enfrenta dificuldades podem contribuir com a Campanha Permanente de Solidariedade.

A ação assiste mais de 130 instituições da cidade que atendem crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade e pessoas em situação de rua. Além dos alimentos não perecíveis e dentro do prazo de validade, são arrecadados produtos de higiene pessoal e de limpeza, água mineral, roupas de cama, toalhas de banho e vestuário infantil e adulto.

Os itens podem ser entregues diretamente na sede da unidade, que fica dentro do Parque da Uva. O acesso é pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/21/campanha-de-inverno-leva-doacoes-para-toda-a-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original