Agita Jundiaí celebra a Melhor Idade com muita animação e energia

Publicada em 23/09/2018 às 17:06

Atletas do vôlei adaptado: muitos participam de campeonatos na região

O Parque da Cidade recebeu neste domingo (23) uma programação intensa e de qualidade para marcar a Semana do Idoso no Município, que incluiu a aula de zumba nas versões Fitness e a Gold (especial para os idosos). O evento é uma iniciativa da Unidade de Esporte e Lazer (UGEL), por meio do TIME Jundiaí, com foco no idosos e na realidade de aumento da expectativa de vida e de qualidade da saúde.

Leia também
Participação e conscientização marcam a Caminhada Via Rio

Também foram oferecidas as atividades de Lian Gong, com as equipes do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf); e do Programa Ame seu Coração, uma iniciativa em parceria com a Unidade de Promoção da Saúde (UGPS); além do voleibol adaptado, que reuniu atletas que participam, inclusive, dos Jogos Regionais do Idoso (JORI).

As atividades tiveram o acompanhamento da coordenadora da modalidade no Projeto Agita Jundiaí, a profª Alessandra Citelli e equipe; e da diretora de Esporte Educacional e Participação da UGEL, Márcia Pavan Guilherme.

Para lembrar o Dia da Árvore, comemorado nessa sexta-feira (21), véspera da chegada da Primavera, a DAE Jundiaí, por meio do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), promoveu ações voltadas para a preservação e conscientização ambiental, com orientações para o plantio correto de mudas, a função das abelhas para o ecossistema, informações sobre meio ambiente e sobre a apreciação da paisagem do Parque. Com a parceria do Lyons e do Rotary Club Serra do Japi, o evento contou também com o ato simbólico do plantio de uma árvore pela conscientização e convívio com a natureza.

Em parceria com a Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ), representada pela professora adjunta de Cirurgia, a médica especialista em Coloproctologia Josimeire Batista, foram fornecidas orientações sobre câncer de intestino, a necessidade da prevenção e o incentivo ao esporte. Já a enfermeira Luciana Marinho da Cunha, apoiadora da Regional II do Nasf, e a psicóloga Luciana Pocay, coordenaram as atividades de Nutrição como hábitos alimentares e aferição de pressão, entre outros procedimentos que integram o Programa Ame Seu Coração.

Cuidados e lazer

Renê: exemplo de vitalidade e a participação que contagia as muitas gerações

O aposentado René Buscatto, de 79 anos, é morador do Retiro e declara não perder os eventos promovidos pela Prefeitura. “Gosto demais, principalmente das aulas de zumba realizadas no Parque da Uva e da Cidade. Idoso precisa se mexer, viver a vida. A missão ainda não está cumprida. Faço parte de um grupo de dança, caminho diariamente e marco presença nas aulas de ginástica. Em casa ninguém me acha, pois estou sempre em atividade, algo fundamental para o corpo e a mente”, aconselha o idoso, que gosta de unir o útil ao agradável.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/23/agita-jundiai-celebra-a-melhor-idade-com-muita-animacao-e-energia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original