Pinacoteca recebe novas exposições nesta quarta (26)

Publicada em 25/09/2018 às 17:01

Pinacoteca fica aberta para visitação gratuita de terça a domingo, inclusive aos feriados e emendas

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebe nesta quarta-feira (26) recebem as aberturas de três novas exposições temporárias de visitação gratuita. “Experimentações de Espaço”, “Olhar Complexo – 150 anos de Cia. Paulista” e “Fênix” abrem para visitação do público às 19h e ficam expostas até o dia 24 de outubro. A noite contará também com a apresentação musical de Rodolfo de Neguinho e banda.

A mostra “Experimentações de Espaço”, do artista Vinicius Pellegrino, traz em sua proposta o desejo de decifrar o ponto de origem da Arquitetura, área de estudo de seu autor. Através de conceitos como equilíbrio, peso, ritmo, repetição e estrutura, as composições diversas da mostra buscam desconstruir a impressão do excessivo tecnicismo no fazer da Arquitetura. O visitante poderá observar um processo criativo de construção abstrata de obras pintadas, em sua maioria, sobre madeira e com flertes com poéticas recorrentes na História da Arte.

LEIA TAMBÉM
Domingo no Parque atrai grande público ao Parque da Uva
Festeju incentiva a Cena Amadora e revela novos talentos

Já a mostra “Olhar Complexo – 150 anos de Cia. Paulista” é uma realização coletiva do grupo “Etc na rua”, com conceito de Niala Oliveira, Rodrigo Emerick (que contribui também com as fotografias) e Bárbara Guilherme (também com a fotografia e curadoria da mostra). A exposição fotográfica utiliza o Complexo Fepasa como objeto de observação e reflexão por possuir facetas de reutilização, ressignificação, ruína e abandono. Dessa forma, traduz como o Complexo agrega em si todos os exemplos do estado de conservação dos patrimônios espalhados pelo país e propõe um exercício de contemplação do passado, admiração do presente e imaginação das possibilidades que o futuro reserva.

Complexo Fepasa abriga a parte administrativa da UGC, além de salas de espetáculo e de ensaios

A noite contará também com a abertura da exposição “Fênix”, promovida pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), também com fotografias que revelam a ocupação do Complexo Fepasa pela parte administrativa e das salas de espetáculo e de ensaios da UGC, a fim de revelar aos visitantes como o cenário do local vem se transformando com a mudança para o local a partir de meados do ano passado.

Mostras permanentes
Quem visitar a Pinacoteca pode também conferir as aquarelas do pintor jundiaiense Diógenes Duarte Paes e telas de óleo sobre compensado marítimo e instrumentos do pintor ítalo-jundiaiense Inos Corradin, além de outras peças.

A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro, e fica aberta para visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/25/pinacoteca-recebe-novas-exposicoes-nesta-quarta-26/