Prefeitura utiliza compostagem para uso em hortaliças e mudas

Publicada em 26/09/2018 às 17:01

Composto produzido na Unidam é utilizado em projetos municipais de hortas e mudas

Com o objetivo de fomentar práticas sustentáveis no Município, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) vem se utilizando da compostagem em procedimentos realizados na Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam). A técnica tem como objetivo principal a valorização e o reaproveitamento de matéria orgânica, dando origem a um produto suficientemente estabilizado denominado composto.

De acordo com o diretor de Limpeza Pública, Márcio Moraes, o composto pode ser aplicado no solo com várias vantagens sobre os fertilizantes químicos de síntese. “A manutenção de parques, jardins e ruas arborizadas exige o trabalho de limpeza e poda, que resulta em grande quantidade de resíduos orgânicos, tais como folhas, galhos e troncos. Aqui no Município, esse resíduo gerado com a manutenção volta para o meio ambiente em forma de composto orgânico, usado em projetos municipais de cultivo de hortaliças e mudas”, detalha.

Segundo o diretor, para confecção do composto são utilizadas quatro partes dos galhos picados para uma de esterco de curral e duas partes de terra. “O material é misturado, molhado e amontoado para fermentação que demora de 3 a 4 meses, dependendo da época do ano. Nesse intervalo, a mistura é revolvida a cada 20 dias”, completa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/26/prefeitura-utiliza-compostagem-para-uso-em-hortalicas-e-mudas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original