Outubro Rosa: palestras e ações irão conscientizar sobre câncer de mama

Publicada em 28/09/2018 às 16:32

O mês de outubro é dedicado à conscientização e prevenção ao câncer de mama. Para marcar a data, a Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades de Gestão, realiza atividades nos equipamentos públicos com o objetivo de disseminar a informação e incentivar a procura pela mamografia, que, neste mês, pode ser solicitada diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS). A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Semana do Idoso: CECCO sedia Baile da Melhor Idade
Com verba de emenda, Prefeitura elimina fila de cirurgia pediátrica

Atividades do Outubro Rosa irão mobilizar diversos equipamentos municipais

“O exame de mamografia é fundamental para o diagnóstico da doença. Na cidade, por mês, sobram 800 vagas em mamografia. Por isso, desde a semana passada, as mulheres acima de 40 anos ou acima de 35 anos com casos de câncer na família podem solicitar o agendamento na UBS de referência. Todas as equipes de saúde farão a conscientização e o estimulo para que as mulheres, principalmente aquelas que nunca realizaram o exame, façam o agendamento”, detalha a médica Erika Pimenta de Pádua Mayer, ginecologista e obstetra, assessora técnica da Saúde da Mulher da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

De acordo com a médica, as UBSs organizam palestras e ações direcionadas ao tema, com o objetivo de esclarecer sobre a doença. O diagnóstico precoce é fundamental para as melhores chances de cura. Os sintomas do câncer de mama incluem nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma ou textura do mamilo ou da mama.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é a tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, e responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. A doença é causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. No Brasil, em 2016, as estimativas eram de 57.960 casos novos de câncer de mama.

 Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/28/outubro-rosa-palestras-e-acoes-irao-conscientizar-sobre-cancer-de-mama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original