Mais de 200 cães e gatos são castrados em mutirão no Jardim Tarumã
Publicada em 29/09/2018 às 15:12O Departamento de Bem Estar Animal (Debea) – órgão ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) – realizou neste sábado (29) mais um mutirão de castração para atender a pedidos feitos através do 156. Desta vez, o bairro beneficiado foi o Jardim Tarumã e adjacências como Jardim São Camilo, Vila Aparecida, Caxambu e Jundiaí-Mirim. Para receber os 90 gatos e 116 cachorros para as castrações, as salas de aula da Emeb Deodato Jansk foram transformadas num mini-hospital veterinário, com recepção, sala de conscientização, pré-operatório, cirúrgico e de recuperação dos animais.
“Chegamos a este número através dos pedidos feitos pelos próprios munícipes e também enviando convites pelos alunos da rede municipal de ensino”, explicou a veterinária Alessandra Benedetti Ferreira, diretora do Debea. Além da castração, os animais também foram microchipados. “Não se trata de um chip de localização, mas de identificação. Este procedimento tem o objetivo de inibir o abandono e também, caso este animal se perca no futuro, seus donos possam ser localizados através da leitura do chip”, acrescenta.
Assim como nos mutirões já realizados nos bairros Vila Alvorada, Santa Gertrudes e Cidade Nova, o atendimento foi realizado em duas etapas: às 9h, os gatos; e às 10h, os cachorros. Um pouquinho assustado com a movimentação, o gatinho Zeca aguardava no colo de sua dona, Danielly de Souza, de 9 anos, para entrar na sala de cirurgia. Foi a irmã da menina, a promotora Patrícia Fernanda de Sousa, quem teve a iniciativa de solicitar a inclusão de Zeca na fila para o procedimento. “Eu nem sabia que seria no esquema de mutirão, fiquei muito feliz quando me ligaram para agendar a cirurgia.”
Além dos mutirões, as castrações realizadas pelo Debea são gratuitas e feitas sempre às terças, quartas e quintas-feiras, bastando para isso que o solicitante faça o pedido através do 156 e aguarde o agendamento.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
Baixe as fotos desta notícia na resolução original