Prefeitura lança o programa Mobilidade Total

Publicada em 30/09/2018 às 15:42

“Pago sempre em dinheiro, mas também ter a possibilidade de pagar pelo cartão ajuda muito”, garante Célia

O prefeito Luiz Fernando Machado esteve neste sábado (29) pela manhã no Terminal Cecap para apresentar aos usuários do transporte público o programa Mobilidade Total, da Prefeitura de Jundiaí. O programa representa uma série de iniciativas que visam aprimorar o serviço de transporte coletivo da cidade, que incluem desde a revitalização dos sete terminais até a instalação de GPS e câmeras de monitoramento dentro dos ônibus.

“Até janeiro, teremos a substituição gradativa de 70 dos 304 carros que compõem nossa frota, já com as adaptações de sistema de pagamento, entradas USB para carregamento dos celulares, GPS e câmeras de monitoramento, que oferecem mais segurança ao usuário do transporte público”, explicou o prefeito. Além desses tópicos que integram o programa, também já foram implantadas outras medidas, como a criação de uma Central de Supervisão da Operação (CSO), o pagamento da passagem com cartão de crédito, débito (incluindo o sistema contact less, ou seja, pagamento por aproximação) e carteira digital.

Em visita às instalações do Terminal, o prefeito também acompanhou o trabalho realizado pelo CSO no monitoramento do trajeto dos ônibus. “É possível acompanhar não só quanto tempo o ônibus leva para chegar ao ponto, como também saber se está havendo algum problema no caminho que atrapalhe o trajeto”, salientou, lembrando que o Mobilidade Total também inclui a preocupação em ampliar nos sete terminais o Wi-Fi Conect@do, disponibilizado pela Companhia de Informática de Jundiaí. “Sabemos que ainda há muito a melhorar no transporte público, mas estes são avanços muito importantes e que farão a diferença na vida de quem utiliza o nosso sistema diariamente”, concluiu.

A ampliação da forma de cobrança da passagem também foi contemplada no Mobilidade Total, conforme conta o gestor da Unidade de Mobilidade e Transporte (UGMT), Silvestre Ribeiro. “Ainda estamos em fase de testes, mas instalaremos ‘noteiros’ dentro dos ônibus para possibilitar o pagamento da passagem em dinheiro pelos usuários. As máquinas poderão receber notas entre R$ 5,00 e R$ 100,00 e o troco sairá impresso através de um QR Code, que poderá ser guardado pelo usuário e utilizado numa próxima viagem”, destacou.

Medidas agradam passageiros
Moradora da Vila São Paulo, a dona-de-casa Célia Aparecida Acciari é uma das usuárias do transporte coletivo que garante estar feliz com a modernização da frota e todas as medidas já implantadas. “Costumo pagar minha passagem com dinheiro, mas, tendo a possibilidade de fazer isto também com cartão, ajuda muito também. Me lembro de como era o transporte público no passado e hoje, só de saber quanto tempo vou ter de esperar até a chegada do ônibus, é muito mais tranquilo”, destacou. Já para a estudante de Direito, Vitória Rossi, a grande novidade mesmo foi a instalação dos pontos de USB. “Agora posso carregar meu celular durante o trajeto. Achei o máximo e uso sempre. Aquilo ‘salva’ minha vida”, brincou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/09/30/prefeitura-lanca-o-programa-mobilidade-total/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original