Abertura do Outubro Rosa tem apelo às mulheres

Publicada em 01/10/2018 às 18:37

Abertura da celebração do Outubro rosa contou com depoimentos de mulheres que enfrentaram e venceram a doença

A solenidade de abertura do mês dedicado ao câncer de mama, no Paço Municipal de Jundiaí, realizada nesta segunda-feira (01), contou com apresentação musical e histórias de servidoras que venceram a luta contra a doença. Todas as mulheres ressaltaram a importância do diagnóstico precoce para o sucesso no tratamento. A oferta de mamografias e a conscientização da importância do exame são as principais ações desencadeadas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) neste mês.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

“A rede de atendimento em Saúde de Jundiaí é completa. No entanto, das 2,5 mil mamografias oferecidas por mês, há sobra mensal de 800. Por isso, é importante que as pessoas se conscientizem da necessidade desse exame. Os servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) poderão solicitar o procedimento no atendimento da unidade. O resultado é validado por médicos. Assim, qualquer alteração que for diagnosticada, será feito o encaminhamento para consulta. Em caso positivo para o câncer, todo o tratamento é garantido, com profissionais que darão o apoio necessário para o acompanhamento do paciente”, detalha o gestor Tiago Texera.

LEIA TAMBÉM
Jundiaí recebe prêmio por tratamento contra tuberculose
Curso para Cuidador de Idoso na UBS Caxambu

Como forma de incentivar as mulheres a buscarem pelo exame, servidoras municipais contaram suas histórias de luta contra a doença. A assessora de Políticas para as Mulheres, Penha Camunhas Martins, enfrentou a doença após passar por outras sete cirurgias. “Talvez por medo, eu deixei de procurar um médico rapidamente. Seja qual for a sua história de vida, a prevenção é importante”, conta.

Maria Lobo, servidora da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Social (UGADS), descobriu a doença após vários exames. “Eu nunca fui de me tocar. Um dia vi um sangramento no pijama. Corri para o médico, que solicitou exames e pediu para acompanhar a cada seis meses. Descobri e enfrentei uma cirurgia drástica. Conhecer o próprio corpo é fundamental para a prevenção”, lembra.

Além da assessora e do gestor da UGPS, o gestor da Casa Civil (UGC) Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP), Simone Zanotello de Oliveira e de Esporte e Lazer (UGEL) Luiz Trientini participaram da solenidade.

A programação do Outubro Rosa pode ser acessa pela link.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/01/abertura-do-outubro-rosa-tem-apelo-as-mulheres/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original