Apresentação no Solar do Barão abre Encontro de Corais

Publicada em 06/10/2018 às 14:52

Público aprovou a apresentação em áreas abertas, para facilitar o acesso

Com a apresentação dos corais Municipal de Jundiaí e Canarinhos da Terra, nas janelas do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, na manhã de sábado (6), foi iniciada a 29ª edição do Encontro de Corais. organizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC). A ação prossegue com apresentações em vários espaços públicos com o objetivo de levar a cultura além das salas e dos teatros. A programação completa pode ser acessada pelo site da Prefeitura de Jundiaí.

“A intenção de realizar as apresentações em espaços abertos é justamente para aproximar a população da cultura local, que é muito rica. Muita gente não tem acesso a apresentações em teatros e outros locais fechados e nós temos trabalhado fortemente para ampliar o acesso à cultura para todos os jundiaienses. Unimos as plataformas para que os públicos das escolas e dos complexos esportivos, além do público das ruas e praças tenham acesso e possam compartilhar desta manifestação artística plural”, destacou o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

O número de corais inscritos para a edição de número 29 aumentou em relação ao ano passado, com 55 apresentações, de várias cidades de todo o Estado de São Paulo. Em 2017 foram 33. Ainda de acordo com o gestor, além da Mostra Oficial, existe a Paralela e as oficinas que fazem parte da programação.

Márcia Moleiro Freitas foi ao Centro para conferir a apresentação do Coral Municipal de Jundiaí. “É muito importante que todas as pessoas tenham acesso à cultura”, comentou, enquanto aguardava a passagem de voz dos integrantes com a regência de Vasti Atique.

Maria Lúcia Barbosa Antonio e o marido Luiz Antônio foram prestigiar a filha, Laura, que participa do Coral Canarinhos da Terra. “Aqui no Centro, mesmo que as pessoas não parem para apreciar, elas ouvem, e isso já planta uma semente no coração”, comemorou.

Maria Diva Saraiva parou as compras para acompanhar a apresentação. “Voltei no tempo. É uma emoção muito grande ouvir essas canções da infância, de quando as famílias se reuniam e cantavam juntas. Esse tipo de iniciativa deve acontecer mais vezes”, ressaltou.

Programação

Pela Mostra Oficial, as apresentações dos corais infanto-juvenis, jovens e adultos serão realizadas no Polytheama nos dias 16, 17, 20 e 21, com a participação de mais de 25 grupos coralistas. Já pela Mostra Paralela, estão programadas: no dia 8, às 20h30, apresentações na Catedral; no dia 9, às 20h30, no Complexo Fepasa; no dia 10, às 20h30, no Centro Comunitário da Vila Hortolândia; no dia 18, às 20h30, na igreja da Barreira (Paróquia Santa Teresinha) na vila Liberdade; e no dia 19, às 18h, no Sexta no Centro da Praça Marechal Floriano Peixoto, a Praça do Coreto.

A oficina de Oficina Música e Movimento será realizada no dia 21, às 15h, com a regente Gisele Cruz. O encontro será no Sesc e é voltado para jovens e adultos. As inscrições para esta oficina estão abertas e devem ser feitas pela internet até 24 de outubro.

A Oficina Jogos Musicais e Canções da Tradição Popular no dia 21, às 12h30, será realizada na Escola Estadual Antenor Soares Gandra e é voltada para o público em geral. Não há necessidade de inscrição prévia.

O 29º Encontro de Corais de Jundiaí tem o apoio da TVTEC, do Sesc e da Astra. A programação completa pode ser conferida neste link.

Assessoria de Comunicação
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/06/apresentacao-no-solar-do-barao-abre-encontro-de-corais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original