GMJ amplia aprendizado em Libras para o seu efetivo

Publicada em 19/10/2018 às 17:44

Com o objetivo de promover a integração continuada de seus profissionais, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) segue cumprindo efetivamente as definições do plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado no sentido de promover a capacitação e atualização permanentes dos profissionais que realizam diariamente o patrulhamento comunitário.

Neste sentido, a instituição realiza o Estágio de Qualificação Profissional (EQP), em cumprimento ao disposto na Lei 10.826 de 22 de dezembro de 2003 – Estatuto do Desarmamento (Sistema Nacional de Armas – Sinarm), que define sobre a exigência da capacitação anual dos agentes de segurança pública municipal. Uma iniciativa que conta com a supervisão do titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), e o comandante da Corporação, inspetor Benedito Marcos Moreno. Na organização da capacitação, o corpo docente que integra o Centro de Instrução, Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional (Cifatp), coordenado pelo GM Jaci Cardoso Alves. As aulas acontecem até o final de dezembro e são realizadas na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha) – Base da GMJ.

LEIA TAMBÉM
Anjos da Guarda agora é Grupamento Especializado
Prefeitura de Jundiaí lança edital de concurso para a Guarda Municipal

Proposta contribui para a atualização permanente dos profissionais que realizam diariamente o patrulhamento comunitário

O diferencial para este ano é a inclusão da disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais, que visa habilitar os alunos guardas para a comunicação em nível básico com as pessoas portadoras de deficiência auditiva. Atendendo dessa forma as necessidades imediatas dos variados segmentos da comunidade, mobilizando-se cada vez mais para que a comunicação se torne pontual, principalmente por parte dos guardas municipais em atuação junto ao Centro Seguro e que no início deste ano já passaram pela capacitação especializada. Além dos muitos cursos de aperfeiçoamento realizados para os seus diversos setores, como Canil, Apoio Tático, Divisão Florestal, Inteligência, Ronda Escolar – Anjos da Guarda: a inclusão através do conhecimento faz a diferença no cotidiano das equipes.

“O trabalho hoje realizado pelo Centro de Instrução representa um grande avanço para a Guarda Municipal de Jundiaí que este ano completa 69 anos de existência. Aprimora e promove a aproximação dos agentes de segurança junto à comunidade surda de maneira cada vez mais humanizada. Sempre é possível avançar mais, por isso é fundamental disseminar o conhecimento dentro da instituição. Os agentes da Guarda Municipal de Jundiaí estão presentes todos os dias na comunidade, em tempo real: é muito importante que estejam capacitados nesse sentido”, ressaltou o gestor de Segurança.

Capacitação especializada
Responsável pelas aulas de Libras, a GMF Andreia de Melo Pontes está há seis anos na Corporação e realiza um trabalho diferenciado para a inclusão social. “Os conhecimentos transmitidos durantes as aulas possibilitam o enriquecimento na convivência diária. Os guardas tornam-se capacitados para poder orientar e auxiliar os deficientes auditivos em diversas situações, como durante uma abordagem. O auxílio ao próximo, a prestação pontual de serviços à população com a orientação necessária durante um atendimento, seguindo os padrões pré-estabelecidos pela instituição.”

Na programação de conteúdo para 40 horas/aula divididas em módulos: a legislação relacionada a Libras, com definições municipais, estaduais e federais referentes à comunidade surda; apresentação dos aspectos característicos em Jundiaí e a realidade no mundo; a comunicação espaço/visual diferente da Língua Portuguesa; a importância na utilização das expressões faciais dentro da comunicação; exposição de temas por meio de palestras, realização de oficinas, dinâmicas e exercícios práticos. Todo conteúdo explorado em sala de aula segue o Dicionário de Libras da Associação Terapêutica de Estimulação Auditiva e Linguagem – Ateal de Jundiaí e o Dicionário de Libras da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos – Feneis.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/19/gmj-amplia-aprendizado-em-libras-para-o-seu-efetivo/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original