Cidade das Crianças: seminário na Argentina agrega ideias a Jundiaí
Publicada em 26/10/2018 às 18:46O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a diretora de Projetos Urbanos, Aline Cannataro de Figueiredo e a arquiteta do Departamento de Urbanismo, Alissandra Bernardini de Oliveira participaram, na semana passada, de um seminário sobre políticas públicas para crianças, realizado na cidade de Rosário, na Argentina. Desde o último dia 15, Jundiaí é a primeira cidade do Estado e a segunda do País a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.
LEIA TAMBÉM
Polytheama: muita dança, música e exposições em novembro
Cultura abre edital para novo conselho
Segundo Peroni, a participação no evento foi fundamental para entender a dimensão e grandeza do projeto ao qual o Município aderiu, se comprometendo a ouvir as crianças na definição das políticas públicas. “Conhecemos as ações da Prefeitura de Rosário que, há 20 anos, aderiu à Rede e conseguiu efetivamente realizar ações para a criança na cidade. O Tríptico da Infância, por exemplo, possui três espaços públicos totalmente pensados para as crianças e é um modelo incrível de local que estimula o brincar em diferentes ambientes, um parque, uma área com mais elementos da natureza e outro de experimentações culturais”.
O gestor conta, ainda, que a equipe visitou a sede do Projeto Cidade das Crianças, onde puderam entender como as políticas públicas municipais ganharam força com a adesão da população. “Hoje elas não se limitam a Rosário, mas se abrem à toda a Província de Santa Fé, formada por 48 municípios”, acrescenta Peroni.
A adesão à Rede tem por objetivo incentivar a participação das crianças nos processos de discussão sobre ações para a cidade que resultem em melhor qualidade de vida para todos os habitantes. O decreto assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado prevê a criação de um Comitê de Crianças, que vai poder opinar na definição das políticas públicas da cidade.
Atualmente, já existe um grupo interdisciplinar, chamado Grupo de Trabalho Criança na Cidade, com representantes de várias unidades de gestão da Prefeitura e também do CMDCA que vem discutindo questões voltadas às crianças. “O grupo, que se reúne semanalmente, vai dar continuidade aos próximos passos, que visam a definição de medidas efetivas que promovam a qualidade de vida no Município sob a ótica das crianças”, ressaltou.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original