GMJ fortalece ações de segurança junto aos Consegs

Publicada em 31/10/2018 às 19:25

Para analisar e discutir os problemas comuns nos bairros da cidade relacionados à segurança, buscando dessa forma o planejamento de ações e a viabilização de alternativas de solução preventiva, monitorando a implementação das mesmas com a participação efetiva da população, os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) contam com a presença da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) que em novembro completa 69 anos de existência, estreitando laços e integrada aos demais segmentos da comunidade. Cumprindo dessa forma as determinações do Plano de Governo – Administração Prefeito Luiz Fernando Machado, para fortalecer a participação durante as atividades dos grupos, com o acompanhamento da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) e seu titular Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó).

LEIA TAMBÉM
Prefeitura e ACE divulgam ações previstas para a Campanha de Natal

Planejamento de ações integradas no combate à criminalidade traz resultados positivos

Para a concretização das propostas, os três Conselhos existentes em Jundiaí: Barão de Jundiahy, Jundiaí Leste e Japi Jundiaí promovem encontros mensais para identificar e discutir alternativas que visam melhorar a segurança do município, num trabalho de apoio aos órgãos de segurança pública nas relações comunitárias. Finalizando o mês de outubro, o Conseg Jundiaí Leste, presidido por Andréa Bonamigo dos Santos, promoveu mais uma reunião ordinária no Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região – Sincomércio. Dentre os presentes, o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, o inspetor Benedito Marcos Moreno; Renata Breyer Correia (Gabinete de Gestão Integrada Municipal – GGIM); o 2º Sgt. PM Soares, representando o capitão Biancardi (1ª Cia. do 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior – BPMI); o delegado Antonio Dota Junior – titular do 3º Distrito Policial; e representantes dos bairros de abrangência.

“Os encontros promovidos pelos Consegs possibilitam a aproximação cada vez maior junto à população, que apresenta as informações necessárias ao nosso trabalho preventivo e comunitário, reivindica melhorias em segurança: graças também a esta participação efetiva, os índices criminais em Jundiaí estão sob controle, sendo permanentemente monitorados em tempo real pelas equipes especializadas de nossa instituição: Ronda Escolar – Anjos da Guarda, Canil, Apoio Tático, e o Projeto Centro Seguro, que avança no combate à violência e criminalidade. Com o suporte tecnológico das equipes que atuam junto à Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras – Olho Vivo; Centro de Operações Táticas – COT; e o setor de Inteligência – OCR: um sistema integrado e otimizado”, declarou o comandante Moreno.

Ações e abrangência
Com a intensificação do patrulhamento diário para atender as necessidades imediatas da comunidade e o trabalho de inteligência, a Guarda Municipal realizou de janeiro a setembro deste ano, 4.060 atendimentos dos mais variados na grande região – um aumento de 11,08% comparado ao mesmo período do ano passado (3.655), e tendo como resultado positivo a recuperação de 109 veículos (produto de roubo e furto).

O Conseg Jundiaí Leste representa as áreas do 2º, 3º e 4º Distritos Policiais (DPs), referente à 1ª Cia. do 49º Batalhão da Polícia Militar (BPMI), colocando em pauta as solicitações comuns aos moradores dos bairros Rio Acima; jardins da Fonte, Roma, Danúbio e Rio Branco; Santa Rosa/Corrupira, Horto Florestal/ Bosque dos Pinheirinhos; Caxambu; Portal do Paraíso II; vilas Marlene, Arens e Progresso; parques da Represa, Centenário; bairros da Colônia e Ponte São João; Condomínio Vivenda.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: GM Guerino


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/31/gmj-fortalece-acoes-de-seguranca-junto-aos-consegs/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original