Fundo Social: alunos descobrem novas possibilidades a partir de cursos gratuitos

Publicada em 05/11/2018 às 16:31

Felipe: oportunidade de aprendizado gratuito

O mês de novembro começou com expectativas de vendas para Adriana Valente. A professora de Pilates, que tem paixão por artesanato, é uma das alunas do curso de Enfeites Natalinos e já pensa em reforçar a renda do final do ano com a venda de produtos feitos à mão. “Eu sempre fiz peças em madeira, mas nunca soube colocar uma linha na agulha. Estou encantada com a minha evolução e com os ensinamentos passados aqui”, disse.

Adeodata Yuriko Sato, de 52 anos, também está entre os alunos da turma. Bibliotecária aposentada, ela conta que já morou em diversas cidades do Estado devido ao emprego do marido e se surpreendeu com a iniciativa oferecida em Jundiaí: “Nunca vi nada igual. Dar condições da pessoa aprender e se desenvolver enquanto profissional é maravilhoso. Aliás, já disse ao meu esposo que não quero mais sair daqui. São muitas as oportunidades oferecidas e quero aproveitá-las nesta fase da minha vida”.

LEIA TAMBÉM
Três cursos gratuitos terão inscrições na próxima semana

Já o Felipe Aparecido Mistro, de 20 anos, é o único homem do grupo. Estudante de Recursos Humanos, em uma faculdade da cidade, e aluno do Centro de Línguas, no Complexo Argos, ele explica que procurou o curso para aprender uma nova tarefa e ocupar o tempo. “Sou muito curioso e gosto de saber mais sobre as coisas. Como eu estava com as tardes livres e por ser neto de costureira, decidi me matricular e estou adorando superar minhas limitações com as agulhas”.

O curso de Enfeites Natalinos é um dos oferecidos gratuitamente pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com o Centro Paula Souza e coordenação da ETEC Benedito Storani. As aulas ocorrem em uma unidade móvel, equipada e preparada para a modalidade de Artesanato. De acordo com a professora, Miriam Fernandes, este aprendizado poderá transformar a vida dos alunos, com a oportunidade de comercializar e reforçar o orçamento familiar. “Além de ter um custo inicial baixo, há item aprendido aqui que poderá ser vendido de R$ 10 até R$ 50 reais. Com o aprimoramento das técnicas, no futuro, poderão agregar valor e lucrar mais”, explicou. Ganhar dinheiro com o artesanato é o que planeja a jovem Aline de Souza Santana, de 19 anos. Aluna do curso de Bonecas, também ministrado na unidade móvel, ela conta que a experiência já trouxe pedidos de encomendas. “É incrível como podemos transformar pedaços de tecido em peças tão bonitas e em tão pouco tempo. Estou muito feliz com esta oportunidade”, afirmou.

Unidade móvel preparada recebe os alunos diariamente

Mais cursos
Nesta semana, o Fundo Social de Solidariedade está com inscrições abertas para novos cursos: nesta terça-feira (06), haverá matrícula para ‘Eletricista’, sendo 20 vagas para pessoas com idade a partir de 16 anos. Já na quarta-feira (07), serão 20 vagas para o módulo ‘Ovo de Páscoa Artesanal’, para pessoas com 18 anos ou mais. Ainda não estão totalmente preenchidos e, portanto, há vagas disponíveis para o workshop de Bolo Red Velvet e para as capacitações de Instalação de Película Automotiva e de Hidráulica com ênfase em Duchas e Chuveiros. Para participar é preciso, ainda, ser residente em Jundiaí e ter o Ensino Fundamental completo. Não poderão participar destas aulas aqueles alunos que já estejam matriculados em outros cursos em andamento. Informações: (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/05/fundo-social-alunos-descobrem-novas-possibilidades-a-partir-de-cursos-gratuitos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original