Prefeitura de Jundiaí | www.jundiai.sp.gov.br

UBSs preparam ações especiais para o Novembro Azul

Publicada em 07/11/2018 às 19:39

Como forma de conscientizar os homens acima dos 40 anos quanto à importância dos exames preventivos de câncer de próstata, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conta com a mobilização das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Diversas atividades, rodas de conversas e palestras com orientações estão previstas nos mais de quarenta equipamentos ligados à UGPS, em alusão ao Novembro Azul no Município.

Já nesta quinta-feira (08), a UBS do Jardim São Camilo promove uma ação de orientação das 9h às 11h. A fim de se aproximar da comunidade, será montada uma tenda na rua Ozias Vieira Ramos onde será realizada atividade sobre orientações para saúde masculina e importância de exames preventivos, como o PSA indicativo de alterações na saúde da próstata, com a equipe da Estratégia Saúde da Família e de Agentes Comunitários de Saúde.

LEIA TAMBÉM
Encontro discute Escuta Especializada para crianças e adolescentes vítimas de violência
Novembro Azul: UBSs se mobilizam para ações de saúde dos homens

Os agentes da UBS do São Camilo preparam a unidade para as ações temáticas

Também estão previstas ações de avaliação da saúde bucal, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e incentivo ao autoexame de mama para homens. Durante a ação, serão fornecidos guias de solicitação para a realização do PSA e de exames de DSTs, com agendamento para a mesma semana.

Os interessados em saber das programações especiais do Novembro Azul devem entrar em contato com as UBSs e demais equipamentos ligados à UGPS mais próximos de cada residência.

Prevenção ao câncer de próstata
O agendamento de exames de controle para prevenção ao câncer de próstata deve ser feito através das UBSs. Uma vez agendada consulta com o médico clínico, o primeiro exame solicitado é o de sangue para análise do PSA. Havendo alterações, é feito o encaminhamento do paciente ao médico urologista, que solicita a realização de exames mais específicos, como o de toque.

Devem fazer o agendamento homens com idade superior a 40 anos. Também é recomendado a homens com idade inferior, mas que apresentem queixas de alguma alteração da próstata ou com histórico familiar de câncer. As equipes de saúde são preparadas para orientar e avaliar os casos de maior urgência e encaminhar os casos de acordo com o fluxo de atendimentos.

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) também agenda exames urológicos e cardiológicos para homens com a mesma faixa etária pelo programa “Filho que ama leva o pai ao AME”. O equipamento fica na rua Rangel Pestana, 531, Centro, e o agendamento deve ser feito pelo telefone 0800-779-0000. É necessário que o paciente esteja com o cadastro da UBS atualizado e com o cartão nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em dia.

Mais Novembro Azul
Como forma de conscientização, a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) também realiza ações temáticas pelo Agita Jundiaí com Zumba. Além de ações nos complexos esportivos e centros comunitários, será realizado no domingo (25), às 10h, um, Circuito Eco Ambiental na praça Pôr do Sol do Parque da Cidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/07/ubss-preparam-acoes-especiais-para-o-novembro-azul/

Leia mais sobre ,