Guarda Municipal passa por capacitação integrada junto à Polícia Militar

Publicada em 14/11/2018 às 17:57

Técnicas de abordagem : o aprendizado colocado em prática numa pista de instrução

Com o objetivo de aperfeiçoar e ampliar as possibilidades na atuação diária – um trabalho amplo e preventivo no combate à violência e criminalidade -, com o patrulhamento comunitário realizado diariamente de maneira pontual e efetiva para o atendimento e a prestação de serviços à comunidade, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) firmou parceria com o 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI)/Grupamento Rocam – Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas, visando a atualização profissional de seus integrantes. O titular da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Paulo Sérgio de Lemos Giacomelli Stel (Jacó), acompanha a capacitação permanente dos agentes de segurança pública municipal e seus resultados.

LEIA TAMBÉM
Canil da GMJ participa de ação de cultura de paz no bairro Fazenda Grande

Guardas municipais foram divididos em duas turmas para as atividades operacionais realizadas durante dois dias (12 e 13), nos períodos da manhã e tarde, que incluíram aulas teóricas ministradas na Sala de Instrução GM Luiz Fernando de Oliveira (Oliveirinha) – Base da GMJ; e a prática no pavilhão do Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva. Com a coordenação geral do sargento De Jesus, os cabos Tozoni e Erik também ministraram todo o conteúdo programático aos participantes. Dentre os conteúdos abordados: a manutenção das viaturas (as motocicletas), técnicas de condução e abordagem, além da maneabilidade – o aprendizado colocado em prática numa pista de instrução.

Parceria, integração e aperfeiçoamento marcam o trabalho realizado pelas duas instituições de segurança

“Estabelecer metas e ações para a integração entre os órgãos de segurança pública no município, e também entre outros segmentos que atuam na prevenção da violência, é um dos compromissos do Plano de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Neste sentido, a integração é fundamental, otimiza as ações preventivas, consolida-se inclusive em iniciativas como esta: o aperfeiçoamento no patrulhamento com motocicletas para os guardas municipais de Jundiaí, em parceria com a Polícia Militar, representada pelo sargento De Jesus e sua equipe especializada. Iniciativas que pontuam resultados muito positivos para assegurar o bem-estar da comunidade a partir do trabalho preventivo no combate à criminalidade”, ressaltou o inspetor Benedito Marcos Moreno – comandante da GMJ.

Para o cabo Tozoni, a integração e o trabalho realizado durante os dois dias de atividades superou as expectativas. “Uma iniciativa muito importante para todos nós, uma vez que possibilita a aproximação cada vez maior junto à população. Trabalho de muita inteligência e operacionalidade para que no dia a dia possa contribuir na redução dos índices de criminalidade. Uma vez que o policiamento feito com motocicletas confere rapidez ao atendimento, são utilizadas principalmente em grandes corredores de trânsito.”

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: GM Guerino

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/14/guarda-municipal-passa-por-capacitacao-integrada-junto-a-policia-militar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original