Clínica da Família e UPA vão ampliar em 50% a oferta de exames

Publicada em 28/11/2018 às 10:40

UPA e Clínica da Família terão 2 mil exames de raio-x para atendimento das demandas

Com a inauguração da Clínica da Família e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste, que será feita pelo Prefeito Luiz Fernando Machado, – no próximo sábado (1), às 9h -,  além do atendimento para as mais de 141 mil pessoas, os serviços impactarão positivamente na oferta de exames para toda a cidade em até 50%, já que disponibilizarão ultrassom, raio-x, análises clínicas e eletrocardiograma para os atendimentos realizados nos dois novos equipamentos, reduzindo a necessidade de deslocamento dos moradores para a região central, e, consequentemente, liberando vagas para as demais regiões.

“Recebemos uma cidade com muitos problemas. Com trabalho, planejamento e organização estamos conseguindo entregar melhorias para a população. A Clínica da Família e a UPA 24H Vetor Oeste moldam um novo sistema assistencial de saúde, resolutivo, que não só facilitará a vida de quem mora nos bairros Eloy Chaves, Novo Horizonte, Fazenda Grande, Almerinda Chaves, Guanabara, Retiro, Sarapiranga, Traviú, Tulipas e bairros adjacentes como ampliará a oferta de exames para toda a cidade”, comenta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

LEIA TAMBÉM
Ações de combate à dengue, zika e chicungunya são intensificadas
UPA Vetor Oeste e Clínica da Família: ajustes finais para a inauguração

A partir da inauguração, a cidade passará a contar com mais 5.590 exames laboratoriais (aumento de 4,65%), mais 1 mil ultrassons (aumento de 33%) e mais 2 mil raio-x (acréscimo de 50%). “A Clínica da Família, que compartilha o aparato de exames com a UPA 24H, atenderá a toda a demanda gerada pelas UBSs daquele vetor nos exames de ultrassonografia e será a referência para 40 mil pessoas cadastradas e hoje atendidas na UBS Novo Horizonte. Desta forma, além de favorecer o deslocamento dos usuários, abrirá vagas nos serviços da região central para as demais regiões da cidade”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

A Clínica da Família será responsável por atender moradores do Novo Horizonte 1 e 2, Residencial Jundiaí 1 e 2, Almerinda Chaves e CDHU com resolutividade de até 80%, – em Estratégia de Saúde da Família (ESF) com oito equipes completas (médico, enfermeiros, técnicos, dentistas e agentes) prestando atendimento completo para os pacientes, com o incremento da oferta de exames de análises clínicas, ultrassom, raio-x e eletrocardiograma. São estimadas a realização de 4 mil consultas por mês no equipamento municipal.

Atendimento completo para a população do Vetor Oeste, em urgência e emergência, pela UPA 24H e na Atenção Básica com a Clínica da Família

Já a UPA 24h atende aos mais de 141 mil moradores de toda a região oeste (Almerinda, Eloy Chaves, Fazenda Grande, Medeiros, Novo Horizonte Retiro, Tulipas, Traviú e bairros adjacentes), com consultas clínicas, pediátricas e com ortopedista, especialidade não exigida no equipamento de Porte II, com 18 leitos, como o que está sendo entregue em Jundiaí. A estimativa é de realização de 9 mil atendimentos médicos por mês e 10 mil procedimentos de enfermagem no mesmo período. A UPA 24h Vetor Oeste ainda terá uma ambulância do SAMU para as demandas iniciadas pelo serviço 192. A medida reduzirá o tempo resposta em 73%, passando de 30 minutos para estimados 8 minutos.

Melhor para os moradores

Dona Maria Zélia Matos da Silva, 57 anos, teve paralisia infantil quando criança. Sem os movimentos das pernas, se locomove com o auxílio de cadeira de rodas e transporte elétrico. “Não fazia ideia que a Clínica da Família teria exames. Essa é uma vantagem muito grande para nós, que somos moradores aqui do bairro. Poderei, com o meu carrinho elétrico, ir fazer os exames quando precisar, sem sair do bairro. Facilitará demais a minha vida”, comenta a mulher, que é moradora no Almerinda Chaves e diabética. Por dia, necessita injetar duas doses de insulina para controlar a doença. Todo o aparato necessário para o tratamento é fornecido pela UBS Novo Horizonte, e passará a ser entregue na Clínica da Família.

 

Assessoria de Imprensa 

Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/28/clinica-da-familia-e-upa-vao-ampliar-em-50-a-oferta-de-exames/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original