Público presente: Clínica da Família e UPA são inauguradas

Publicada em 01/12/2018 às 17:52

A entrega dos dois maiores equipamentos de saúde de Jundiaí, que aconteceu na manhã de sábado (1), no Novo Horizonte, marcou o início das festividades pelos 363 anos do Município com muitos elogios da população. A Clínica da Família e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) passam a integrar a rede de saúde oferecendo atendimento em atenção básica – promoção e cuidado com a saúde – e urgência e emergência. A solenidade foi marcada por atividades culturais e apresentações de entidades e organizações instaladas naquela região.

Clínica da Família e Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) passam a integrar a rede de saúde

“Este é um modelo inovador, que tratá resolutividade na saúde. Teremos a promoção da saúde, feita pela Clínica da Família, que é a atenção básica. Além do tratamento de urgência e emergência, da UPA 24H Vetor Oeste, que compartilhará os exames de ultrassom, raio-x, eletrocardiograma e análises clínicas com o serviço básico. Sistemas que, atuando em conjunto com o Serviço de atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – que terá uma unidade no complexo -, facilitará o acesso da população aos tratamentos, já que não necessitarão se deslocar daqui para ter a sua demanda em saúde atendida, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Cerimônia de inauguração dos serviços teve grande participação popular

“Não é fácil fazer uma entrega de dois equipamentos deste porte. São os maiores serviços de saúde que temos na cidade, e que terão os modelos copiados para os demais vetores. É um atendimento completo. A estimativa é de que com a operacionalização do sistema integrado, as demandas dos Pronto-Socorros dos Hospitais Universitário e São Vicente de Paulo, sejam reduzidas em 25%”, comenta o Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.

Francisco Pires Leite, 57 anos, é morador no Almerinda Chaves e foi conferir as melhorias que farão parte do cotidiano dos moradores. “Estamos muito felizes com esses serviços. A população precisa muito”, comentou o homem, que acompanhou as reuniões realizadas pelos gestores municipais naquela região para detalhar o funcionamento dos equipamentos.

Rose Santos está ansiosa com os serviços próximos da residência

Rose Santos, 43 anos, também espera ansiosa pelas melhorias. “Antes não tínhamos atendimento de urgência. Agora teremos aqui, com a UPA 24H, que terá até ortopedista para atender”, comemorou.

Célia Regina Moura Silva, integrante do Conselho Municipal de Saúde (COMUS), saiu satisfeita com o que observou. “O que vimos aqui são serviços e prédios muito bons. Esperamos que a comunidade receba e cuide do patrimônio, que terá atendimento básico e de urgência e emergência”, destacou.

Além da população, os vereadores Romildo Antonio da Silva, Edicarlos Vieira e Antonio Albino, ligados à região Oeste, o presidente da Câmara, Gustavo Martinelli, Rafael Antonucci, Cícero Camargo da Silva, Arnaldo Ferreira de Moraes, Faouaz Taha, Marcelo Gastaldo, Márcio Pentecostes de Souza, Roberto Conde de Andrade, Valdeci Vilar Matheus e Wagner Ligabó, compareceram ao evento, juntamente com gestores e diretores das Unidades de Gestão da administração Municipal e o vice-prefeito Antonio de Pádua Pacheco.

Confira mais fotos no Flickr da Prefeitura de Jundiaí.

 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/01/publico-presente-clinica-da-familia-e-upa-sao-inauguradas/