Zoonoses orienta sobre prevenção a escorpiões

Publicada em 07/12/2018 às 16:21

Escorpiões podem passar temporada imóvel; cuidados com sapatos, roupas e brinquedos infantis

Apesar da redução no número de acidentes com escorpiões na cidade, os riscos aumentam com a chegada do período de altas temperaturas. Em todo o ano passado foram registradas 65 ocorrências com escorpiões. Neste ano, até o dia 30 de novembro, 41. Para evitar problemas, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) orienta sobre a adoção de medidas preventivas ambientais visando a eliminação de abrigos e fontes de alimentação. Essas ações compreendem a eliminação de abrigos e colocação de anteparos em ralos, portas e janelas para manter o escorpião longe de casa. Desde o mês de novembro, foram intensificadas ações de cuidado com os espaços públicos para evitar criadouros.

De acordo com o gerente da UVZ, Carlos Ozahata, o uso de venenos é pouco eficaz para o combate: “A forma mais eficiente de manter os escorpiões longe de casa é mantendo o ambiente controlado, ou seja, sem espaço para alojamentos ou alimento”, detalha. Ozahata elenca o acúmulo de entulho, restos de construção, lixo e materiais inservíveis no quintal como exemplos de espaços apropriados para abrigar os artrópodes. “Esses materiais devem ser descartados de forma correta. Jundiaí conta com as coletas de lixo e os Ecopontos, que recebem entulhos e outros materiais, dando destinação adequada. Ainda é importante manter as baratas longe, já que também são alimento do escorpião”, comenta.

UVZ orienta sobre medidas preventivas para evitar que escorpiões nas residências

No interior do imóvel é necessário o uso de telas ou instalação do sistema abre-fecha nos ralos, os mantendo fechados no período fora de uso. A colocação de anteparos na parte inferior das portas, telas nas janelas e canos de escoamento das águas de chuva e vedação dos vãos e frestas também são ações necessárias para evitar a presença indesejada. “As roupas, calçados e brinquedos das crianças devem ser inspecionados antes do uso. Esses animais podem passar grande período de tempo sem se movimentar”, explica.

A Vigilância Epidemiológica (VE) informa que em caso de picada por escorpião a pessoa deve ser encaminhada imediatamente para um hospital. O tempo é fundamental para o melhor prognóstico. Vale lembrar que nem todos os casos necessitam da administração do soro. A determinação é feita pela equipe médica. Em Jundiaí, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) é responsável pela oferta do soro antiescorpiônico.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/12/07/zoonoses-orienta-sobre-prevencao-a-escorpioes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original