Arboviroses: antes de viajar, cuide da casa
Publicada em 27/12/2018 às 17:45Viajar é sempre motivo de festa para as famílias. Porém, pode se transformar em um grande problema caso não sejam tomados cuidados antecipados para evitar o acúmulo de água em recipientes que possam se transformar em criadouros dos mosquitos Aedes aegypti, transmissores das arboviroses dengue, zika, chikungunya e até a febre amarela (no caso da ocorrência urbana). Apesar de Jundiaí não registrar novos casos da doença, o período de calor e chuva é propício para a criação dos mosquitos.
De acordo com a biomédica da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Ana Lúcia de Castro, antes de viajar é necessário fazer uma verificação completa na residência. “Quem possui planta em casa, não deve deixar os pratos aparadores da água. Também não se deve deixar os ralos abertos e os vasos sanitários devem ser mantidos com as tampas sempre fechadas. No quintal, qualquer recipiente que possa acumular água deve ser retirado. Isso inclui até as lonas ou os sacos e as garrafas de bebidas. Com o período de calor intenso e chuvas, o tempo entre a postura dos ovos pelas fêmeas do Aedes aegypti até a fase de mosquito adulto é reduzido, podendo ser aproximadamente sete dias”, detalha. Os cuidados também se aplicam aos apartamentos.
A biomédica também lembra que, caso as pessoas viagem para locais onde a transmissão das arboviroses esteja intensa, é necessário se prevenir das picadas, com repelentes e uso de roupas com mangas longas e calças. “Os sintomas das doenças são conhecidos: febre alta (39° a 40°C), de início abrupto,dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção, manchas vermelhas e coceira na pele. É preciso buscar o atendimento médico, pois as doenças podem levar à morte. Por isso é importante que as pessoas não deixem os mosquitos se instalarem”, detalha.
LEIA TAMBÉM
Fitoterapia é ampliada como Prática Integrativa em UBSs
Em 2018, faltas em consultas atenderiam Clínica da Família por dois anos
Prefeitura investe meio milhão para ampliar conforto dos usuários de UBS
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original