Prefeitura usa técnica sustentável na obra do Viaduto das Valquírias

Publicada em 02/01/2019 às 18:10

Segunda fase do Viaduto das Valquírias ficará pronto este ano

Pela primeira vez, a Prefeitura de Jundiaí utiliza um material reciclável fresado, conhecido como “espuma de asfalto”, em uma obra de recapeamento de via na cidade. A técnica sustentável já utilizada em várias cidades brasileiras é aplicada atualmente nas obras de melhoria da avenida Osmundo dos Santos Pellegrine, no bairro Retiro, que integra a segunda fase do Viaduto das Valquírias.

Segundo o gestor-adjunto de Obras de Infraestrutura, Ademir Pedro Victor, o processo consiste na retirada da capa e da base do asfalto danificado, que é levado para uma usina móvel onde é, então, reciclado até se transformar na espuma. “O material é fresado e depois misturado com cal, pó de pedra, cimento asfáltico de petróleo (CAP) e água, sendo depois processado numa temperatura de 160 graus”, explica.

Além do ganho ambiental, já que o resíduo não é descartado, a técnica garante agilidade à obra, uma vez que, por se tratar de uma usina móvel, a reciclagem é feita no próprio local e não há necessidade de grandes deslocamentos. “Há uma boa economia financeira também porque isso elimina a necessidade de comprar granulado para servir como base para o recapeamento”, acrescenta Ademir.

Técnica inovadora que recicla asfalto é utilizada pela primeira vez em obra municipal

Outra inovação da obra será o asfalto que será colocado na via por cima desse material. “Vamos utilizar asfalto reciclado de pneu, que tem mais durabilidade, proporciona mais conforto para os motoristas e também tem um processo de frenagem melhor”, completa o gestor. A obra contempla 1,6 mil metros de extensão e 28 mil m² de área pavimentada da avenida Osmundo dos Santos Pellegrine e também trechos que integram a segunda fase do Viaduto das Valquírias.

Ainda de acordo com Ademir, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) também fará a padronização dos canteiros da avenida, que passará a ser de paralelepípedo. “Faremos um novo paisagismo e também vamos melhorar a iluminação da área”, finaliza.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/02/prefeitura-usa-tecnica-sustentavel-na-obra-do-viaduto-das-valquirias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original