Exposição dá início às atividades culturais de férias na Pinacoteca
Publicada em 11/01/2019 às 17:16A exposição “Olhares”, do pedagogo e artista italiano Francesco Tonucci (Frato), deu início na noite dessa quinta-feira (10) à série de atividades culturais gratuitas oferecidas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes.
A mostra, composta por cerca de 30 charges de Frato, retrata o mundo enxergado e imaginado pelos olhares da criança e tem também em suas instalações um espaço de brincadeiras interno, voltado à Primeiríssima Infância (até três anos) e outro externo, nos jardins da Pinacoteca. A exposição e as intervenções fazem parte das ações da prefeitura pelo conceito “Cidade das Crianças”, uma vez que o Município é o primeiro do Estado e o segundo do País a aderir a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.
Carla Faustino é moradora do Jardim Tarumã e aproveitou uma visita ao Procon para levar a filha Ester, de apenas 11 meses, para prestigiar a exposição e se divertir. “A exposição não mostra apenas o olhar diferente das crianças, mas também o olhar diferente da Prefeitura. Ações como esta demonstram a importância que a gestão dá para as políticas públicas voltadas à infância”.
Nesse sentido, para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, “as crianças devem ter autonomia para usar os espaços públicos e os adultos devem ter a consciência da importância da brincadeira.”
Mais atividades gratuitas
Neste domingo (13), das 13h às 16h, estão programadas na Pinacoteca brincadeiras, como amarelinha, bolinhas de gude e quebra-cabeça, além de uma contação de histórias, às 14h. A participação é gratuita e as atividades serão realizadas também nos domingos 20 e 27 de janeiro.
Já na terça-feira (15), às 14h, começam as oficinas culturais gratuitas. A primeira delas é a de Mangá para crianças de 09 a 14 anos. A oficina, oferecida pela professora Marcele Camilo, abordará temas como proporção e perspectiva da figura humana, criação de cabelos estilizados, expressões faciais, e criação de personagens, roteiro e quadrinho. A oficina segue nos dias 17, 22, 24 e 31 de janeiro, das 14h às 16h
Também serão oferecidas as oficinas de Artes com pedras, birutas, palitos e latas, com o oficineiro Pedro Valli, a de Pintura em tela com o oficineiro Alex Roch e a de Técnicas de pintura com a oficineira Cecília Celandroni. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo telefone 4586-2326, pelo qual deve ser feita a inscrição dos interessados.
A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí
Baixe as fotos desta notícia na resolução original