Exposição dá início às atividades culturais de férias na Pinacoteca
Publicada em 11/01/2019 às 17:16
Os domingos de janeiro terão contação de histórias e outras atividades para o público infantil na Pinacoteca
A exposição “Olhares”, do pedagogo e artista italiano Francesco Tonucci (Frato), deu início na noite dessa quinta-feira (10) à série de atividades culturais gratuitas oferecidas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes.
A mostra, composta por cerca de 30 charges de Frato, retrata o mundo enxergado e imaginado pelos olhares da criança e tem também em suas instalações um espaço de brincadeiras interno, voltado à Primeiríssima Infância (até três anos) e outro externo, nos jardins da Pinacoteca. A exposição e as intervenções fazem parte das ações da prefeitura pelo conceito “Cidade das Crianças”, uma vez que o Município é o primeiro do Estado e o segundo do País a aderir a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.
Carla Faustino é moradora do Jardim Tarumã e aproveitou uma visita ao Procon para levar a filha Ester, de apenas 11 meses, para prestigiar a exposição e se divertir. “A exposição não mostra apenas o olhar diferente das crianças, mas também o olhar diferente da Prefeitura. Ações como esta demonstram a importância que a gestão dá para as políticas públicas voltadas à infância”.
Nesse sentido, para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, “as crianças devem ter autonomia para usar os espaços públicos e os adultos devem ter a consciência da importância da brincadeira.”
Mais atividades gratuitas
Neste domingo (13), das 13h às 16h, estão programadas na Pinacoteca brincadeiras, como amarelinha, bolinhas de gude e quebra-cabeça, além de uma contação de histórias, às 14h. A participação é gratuita e as atividades serão realizadas também nos domingos 20 e 27 de janeiro.
Já na terça-feira (15), às 14h, começam as oficinas culturais gratuitas. A primeira delas é a de Mangá para crianças de 09 a 14 anos. A oficina, oferecida pela professora Marcele Camilo, abordará temas como proporção e perspectiva da figura humana, criação de cabelos estilizados, expressões faciais, e criação de personagens, roteiro e quadrinho. A oficina segue nos dias 17, 22, 24 e 31 de janeiro, das 14h às 16h
Também serão oferecidas as oficinas de Artes com pedras, birutas, palitos e latas, com o oficineiro Pedro Valli, a de Pintura em tela com o oficineiro Alex Roch e a de Técnicas de pintura com a oficineira Cecília Celandroni. Mais informações podem ser obtidas pelo site ou pelo telefone 4586-2326, pelo qual deve ser feita a inscrição dos interessados.
A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha ‘Pela Estrada – Canções do Nosso Brasil’, do Coral Municipal, estreia no sábado (08), na Sala Glória Rocha
- 
				 29/10/2025 
				
					 Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança Espetáculo gratuito na Sala Glória Rocha traz programa triplo de coreografias da Cia. Jovem de Dança
- 
				 29/10/2025 
				
					 Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas Animação dos estudantes marca as apresentações interativas da Orquestra Municipal em escolas
- 
				 28/10/2025 
				
					 Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil Espaço Expressa contará com exibições gratuitas do 20º Festival de Cinema Italiano no Brasil
Baixe as fotos desta notícia na resolução original


