Clínica da Família: mais de 10 mil procedimentos no primeiro mês de funcionamento

Publicada em 14/01/2019 às 17:47

Eduarda Oliveira Tavares ficou satisfeita com a consulta com médico de Estratégia de Saúde da Família: “consulta completa”

“Passei pela primeira vez na Clínica da Família e fiquei muito feliz com o atendimento. É diferente. Os médicos conversam muito com a gente para entender todo o nosso caso. Estou bastante satisfeita, ainda mais que poderei fazer todos os exames aqui mesmo”, comenta a idosa Eblandina de Souza Noia, 69 anos, moradora no Novo Horizonte 1. Ela foi consultada na Clínica da Família, na sexta-feira (11), por agendamento de retorno para acompanhamento eletivo, pois sofre com problemas de artrose, dores na coluna e tireoide. Durante o primeiro mês de funcionamento do serviço municipal (dezembro), baseado no modelo de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Clínica da Família Novo Horizonte realizou 10.947 procedimentos, sendo 6.620 consultas além de outros 4 mil atendimentos com os demais técnicos como entregas de medicamentos, vacinas, coletas de exames e curativos.

Eduarda Oliveira Tavares, 22 anos, ficou encantada com o serviço. “Nunca tinha passado por uma consulta tão completa. Além de explicar tudo sobre a anemia, que é uma situação que eu enfrento há certo tempo, o médico ainda solicitou exames para que eu possa investigar as minhas queixas. É muito diferente do tipo de atendimento comum, em Unidade Básica de Saúde (UBS)”, completa.

Ambas entrarão para a contabilidade do segundo mês de funcionamento do serviço, que em comparação com o equipamento anterior (UBS Novo Horizonte), oferece resolutividade de até 80%, já que conta com a possibilidade de realização de exames no mesmo complexo de saúde. De acordo com a diretora de Atenção Básica da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins, o modelo ESF é baseado em informações e vínculos firmados entre os profissionais e o usuário. “No modelo anterior, o número de atendimentos, em média, é semelhante, porém, na Clínica da Família, as pessoas saem com a sua demanda atendida e com os exames já realizados no próprio endereço. Uma estratégia de resolutividade, dispensando – nos casos possíveis – o encaminhamento para outros equipamentos”, detalha.

Eblandina de Souza Noia, moradora no Novo Horizonte comemora a facilidade para realizar exames: “agora faço tudo aqui’

A Clínica da Família funciona com oito equipes completas de Estratégia de Saúde da Família com médico, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, agentes comunitários de saúde, e dentistas. Cada equipe cuida de 5 mil vidas referenciadas para o equipamento. Esse atendimento proporciona a identificação das necessidades da localidade para que possam ser direcionadas ações de promoção da saúde orientadas para a demanda em específico.

A Clínica da Família atende a 40 mil pessoas, moradoras nos bairros Novo Horizonte 1 e 2, CDHU, Almerinda Chaves e Residencial Jundiaí 1 e 2. Instalada ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Vetor Oeste, o equipamento municipal conta com oferta de exames de raio-x, ultrassom e eletrocardiograma além de análises clínicas e todos os demais serviços de um equipamento de Atenção Básica. “O diferencial é a forma de atender. Todas as pessoas que fazem parte do cuidado da Clínica da Família e que chegam ao equipamento, são atendidas. A resolutividade, juntamente com o acolhimento e a humanização fazem parte do modelo que será expandido para toda a cidade”, detalha a diretora.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/14/clinica-da-familia-mais-de-10-mil-procedimentos-no-primeiro-mes-de-funcionamento/

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