Com chuvas, DAE antecipa prazo e já registra mais um bilhão de litros de água na represa

Publicada em 15/01/2019 às 11:18

Menos de um mês após a conclusão das obras do vertedouro, a DAE Jundiaí conseguiu conquistar mais um bilhão de litros de água na represa, o que representa um aumento de 12% na reservação. Com isso, a represa chegou a 9,3 bilhões de litros de água bruta armazenados. A previsão inicial das equipes de engenharia era de que seria necessário aguardar até 12 meses para que o volume fosse atingido, após a conclusão das obras do vertedouro.

Isso foi possível em virtude das fortes chuvas na região da represa e nos pontos pelos quais passam os cursos de água, como o rio Jundiaí Mirim. Além disso, de setembro de 2018 ao início de janeiro deste ano, a reversão do rio Atibaia foi acionada.

“Neste momento, a represa está com 100% da sua capacidade e já podemos visualizar a água no limite do extravasor”, conta o diretor presidente da DAE, Eduardo Santos Palhares. No comparativo com o ano passado, nesta época, a represa estava com 66% da capacidade.

Represa chegou a 9,3 bilhões de litros de água bruta armazenados

A obra do vertedouro foi programada e executada com o objetivo de ampliar a reservação e a segurança do sistema de abastecimento do município. O investimento foi de R$ 1,6 milhões e os serviços foram realizados em sete meses, de maio a dezembro de 2018.

Atualmente, 95% da água que abastece o município é proveniente do manancial do rio Jundiaí Mirim e os outros 5% são do córrego do Padre Simplício, afluentes do Ribeirão Ermida e córrego Estiva.

Uso racional
Apesar de Jundiaí não enfrentar problemas de racionamento, a DAE Jundiaí lembra que é de extrema importância que a população adote medidas permanentes para reduzir o consumo de água com o uso racional do recurso hídrico.

Não usar a mangueira para limpar a calçada ou lavar o carro, tomar banhos rápidos, deixar a torneira fechada ao escovar os dentes, acumular peças e usar a lavadora na capacidade máxima estão entre os hábitos que devem ser adotados.

Por este motivo, a DAE desenvolve, ao longo de todo o ano, campanhas que estimulam o uso consciente da água, com foco na redução do desperdício e das perdas de água.

Assessoria de Comunicação – DAE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/15/com-chuvas-dae-antecipa-prazo-e-ja-registra-mais-um-bilhao-de-litros-de-agua-na-represa/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original