Comitiva de Itupeva conhece Clínica da Família e UPA

Publicada em 18/01/2019 às 17:56

O modelo de atendimento em saúde implantado pela Prefeitura de Jundiaí, no Novo Horizonte, com a Clínica da Família e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Vetor Oeste foi assunto de visita de comissão da Prefeitura de Itupeva, na manhã desta sexta-feira (18). Os representantes da cidade vizinha conheceram as dependências dos dois serviços e buscam detalhar o funcionamento dos espaços jundiaienses, com os programas “Posso Ajudar” e “Guardião da Saúde” para auxiliar na montagem de serviço naquela cidade.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, detalhou o funcionamento dos dois equipamentos. A Clínica da Família instalada para atender 40 mil pessoas, compartilha os exames de diagnóstico (ultrassom, raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais) com a UPA, gerando maior resolutividade. “Com a mesma estrutura de diagnóstico é possível atender serviços da Atenção Básica e de Urgência e Emergência.  Ou seja, oferecemos resolutividade para o atendimento que antes era uma Unidade Básica de Saúde, com a vantagem do modelo diferenciado de atendimento, baseado na Estratégia de Saúde da Família(ESF). Já a UPA, com  atendimento é 24h, com resolutividade de 95% nos casos, equipada com unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) complementa o atendimento da saúde para a região com mais de 140 mil vidas”, detalha.

Os programas “Posso Ajudar” (o anjo da guarda dos usuários) e “Guardiões da Saúde” (totem para a avaliação dos atendimentos recebidos) também foram apresentados para as visitantes.

Visita aos equipamentos UPA e Clínica da Família aconteceu na manhã de sexta-feira (18)

A secretária de Saúde de Itupeva, Lúcia Checcinato, aprovou o modelo adotado. “Temos um prédio que está em fase final. Ainda não definimos se haverá atendimento de Urgência e Emergência no local, nem como será feito o gerenciamento do espaço. A intenção, a partir da resolução do Ministério da Saúde para a liberação do uso dos prédios iniciados como UPA para outros usos, é centralizar o atendimento de especialidades com o diagnóstico, facilitando o acesso da população ao serviço”, detalha.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica de Itupeva, Teresa Piccolo, Itupeva conta com 56 mil habitantes para atendimento em 12 Unidades Básicas de Saúde. “O modelo adotado por Jundiaí nos auxilia na composição do nosso modelo, que irá atender da melhor maneira nossa população”, comenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/18/comitiva-de-itupeva-conhece-clinica-da-familia-e-upa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original