Festa da Uva começa com homenagens e retorno às tradições

Publicada em 18/01/2019 às 11:00

A expectativa é receber mais de 170 mil pessoas nos três finais de semana

Com música, resgate de tradições e valorização da cultura italiana, foi aberta nessa quinta-feira (17) a 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos, promovida pela Prefeitura e pela Associação Agrícola de Jundiaí no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva. Uma atração surpresa marcou o início do evento: a chegada de atores vestidos de colonos italianos, montados no veículo usado na primeira edição da Festa, em 1934.

VEJA  A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do evento para a valorização da cultura italiana e fortalecimento da economia da cidade. “Nossa expectativa é de que mais de 170 mil pessoas visitem o parque nos três finais de semana, ou seja, há uma importante movimentação no turismo ligado ao agronegócio”, afirmou. “A tradição da uva se mistura com a história da cidade e, por isso, a festa é um dos principais cartões postais do Município”, completou.

Presente à cerimônia de abertura oficial representando o governador João Dória, o secretário de Estado da Agricultura, Gustavo Junqueira, parabenizou a cidade pela realização do evento, que está em linha com os planos do governo estadual de valorização do setor. “Tradição não significa imobilismo. É muito importante preservar o passado, mas também olhar para o futuro. Nesse ponto, Jundiaí é uma referência para outros municípios”, apontou.

Os gestores de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, e da Cultura, Marcelo Peroni, destacaram o importante trabalho em conjunto realizado pelas duas unidades na montagem da festa. “É uma prova de que a gestão por plataformas implementada pelo prefeito funciona muito bem”, ressaltou Alvarez. A Corte da Uva, formada pela rainha Aline Spasiani, que declarou aberta a festa, e pela 1ª princesa Tamires Parisoto e a 2ª princesa Rosilene Xavier, também estiveram presentes.

A cerimônia contou também com uma homenagem às rainhas e princesas das outras edições da Festa, com uma exaltação especial a Pompéia Fabrício, a rainha da Festa em 1947, a rainha da edição mais antiga ainda viva, com 90 anos. Pompéia foi coroada embaixadora da Festa e ganhou a chave simbólica do parque, prometendo presença cativa durante os nove dias de Festa.

Segundo a UGAAT, A expectativa é superar a venda de 100 toneladas da Uva Niagara Rosada, a principal atração da festa.

A Corte da Uva também marcou presença na abertura da festa

Calendário
A Festa da Uva e Expo Vinhos segue nos dias 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de janeiro e 01, 02 e 03 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 20h. A entrada é gratuita, mas o visitante pode contribuir com alimentos não perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade.

As atrações musicais de gêneros variados serão divididas entre os palcos Uva Niagara (pavilhão interno), Uva Rubi (coreto superior), Uva Itália (coreto do Samba, próximo ao Funss) e Uva Isabel (palco externo principal). Toda as atrações podem ser conferidas no site oficial.

Uma parada para divulgar a Festa à população sai nesta sexta-feira (18) da Pinacoteca Municipal, às 16h, uma Parada da Uva, com a rainha e princesas da Corte.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/18/festa-da-uva-comeca-com-homenagens-e-retorno-as-tradicoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original