Mesmo durante as férias, professores desenvolvem projetos no FAB LAB

Publicada em 18/01/2019 às 10:57

Professores poderão aproveitar a agenda de férias escolares para desenvolver os atividades para o ano

Mesmo durante o período de férias escolares, o FAB LAB não deixa de transformar ideias em realidade. Isso porque cerca de 20 professores de Inglês, ingressos ao sistema municipal de ensino por concurso no ano passado, e, portanto, ainda sem direito a férias, cumprem seu horário no laboratório, desenvolvendo atividades e preparado as aulas para o ano letivo. Esses são os educadores que entraram para a rede por conta da inclusão do ensino do idioma para as crianças de quatro e cinco anos da Educação Infantil pelo programa Escola Inovadora em fevereiro do ano passado.

O Fab Lab é um espaço de fabricação digital, estruturado com equipamentos, ferramentas e expertises disponíveis para a transformação e desenvolvimento de projetos. O laboratório de Jundiaí fica no Complexo Argos e também integra as ações do Escola Inovadora, sendo o primeiro do País entregue em parceria de uma Prefeitura com o Serviço Social da Indústria (Sesi).

A Larissa Rocha, professora da rede desde fevereiro do ano passado, levou ao FAB LAB os projetos que visiona aplicar nas Emebs João Batista Toledo (Jardim Tamoio) e Haydee Mojola (Hortolândia), onde irá trabalhar neste ano. “O ensino para as crianças exige a abordagem lúdica. Por isso, a ideia é desenvolver no laboratório jogos de tabuleiro e quebra-cabeças para facilitar o ensino do idioma. Este é um espaço para expansão de ideias e economia de tempo: com as ferramentas e auxílio dos gurus, a execução fica otimizada e cheia de novas possibilidades”.

Curiosa com os equipamentos, Larissa avaliou a oportunidade como expansora de possibilidades

Para a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, a formação conecta os educadores com a linguagem dos alunos. “Existe um movimento na Educação para que os professores, quaisquer que sejam suas áreas de conhecimento, estejam alinhados com a realidade desta geração ‘maker’, que aprende fazendo, exatamente no cerne da proposta do FAB LAB”.

Os Fab Labs estão espalhados por dezenas de países, sendo mais de mil em todo o mundo e cerca de 40 no Brasil. O laboratório no Município é voltado para os quase 20 mil alunos da rede, mas fica aberto à comunidade, com prévio agendamento.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/18/mesmo-durante-as-ferias-professores-desenvolvem-projetos-no-fab-lab/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original