Em 2018, Jundiaí ampliou castrações em mais de 50%

Publicada em 21/01/2019 às 17:54

Com 2.434 castrações realizadas durante o ano de 2018, o Departamento de Bem-Estar Animal (Debea), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), supera as 1,6 mil realizadas nos 12 meses de 2017 em 52%. O número também é maior que a meta estabelecida em janeiro, quando haviam sido projetadas 2 mil cirurgias. Para 2019, a meta é ampliar em 25% o número total, com objetivo de registrar 3 mil castrações.

A castração é uma cirurgia simples, realizada em cães e gatos, machos e fêmeas. A recuperação é tranquila, mas exige cuidado por parte do guardião ou cuidador do pet. A medida é importante para a qualidade de vida dos animais, além de reduzir o índice de abandono nas ruas. Segundo o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello, o investimento no departamento faz parte das metas do governo. “Desde o início da gestão foram realizadas ações para a melhoria e ampliação do atendimento, com a reforma do espaço, novos equipamentos e a ampliação do serviço, em todas as frentes, não somente no atendimento direto, como na educação, para criar gerações conscientes sobre a guarda responsável dos animais”, detalha.

Jundiaí ampliará castrações nos mutirões em 25%, com a meta de chegar a 3 mil castrações no ano

De acordo com a diretora do Debea, Alessandra Benedetti Ferreira, não foi somente a castração que foi ampliada. “Com a organização financeira da Prefeitura e melhor gestão dos recursos, foi possível avançar com as castrações, com a contratação dos mutirões e com a realização do procedimento pela própria equipe do departamento. Ainda tivemos aumento no atendimento clínico em 10,43% e mais 19% nos animais recolhidos para tratamentos”, detalha.

Mais serviços
O Debea ainda realiza consultas veterinárias, exames, microchipagem direcionados aos animais de pessoas cadastradas, em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda. Ainda são realizadas palestras em escolas sobre a guarda responsável com as crianças do ensino fundamental. Somente na atividade educativa a ampliação foi de 54%, passando de 1,1 mil estudantes para 1,7 mil alunos. O órgão também é ponto de adoção permanente, com mais de 100 animais, entre cães e gatos, à espera de uma família.

O Debea atende na rua Abraão Farrão, nº 8, Chácara São Francisco. Os telefones para contato são (11) 4582-2685 / 4582-2649. O atendimento clínico é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, a partir de distribuição de senhas, conforme estabelecido em Decreto de Atendimento número 25.639/30 de março 2015.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/21/em-2018-jundiai-ampliou-castracoes-em-mais-de-50/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original