Pisa da Uva: tradição do passado é revisitada durante a Festa da Uva

Publicada em 26/01/2019 às 19:37

Visitantes lotam pavilhão central para acompanhar atrações culturais e a pista da uva

Macerar os cachos de uva com os pés para que, depois, o suco seja fermentado e se transforme em vinho é uma das atrações que têm atraído centenas de pessoas durante a 36ª Festa da Uva e VII Expo Vinhos de Jundiaí. Os visitantes ainda aproveitam o Parque Comendador Antonio Carbonari para degustar vinhos, comprar frutas e experimentar as delícias culinárias dos bairros.

LEIA TAMBÉM
Cultura abre edital para cadastramento dos blocos de Carnaval

Adriana Garcia Dias, 74 anos, é uma apaixonada pela Festa da Uva de Jundiaí. Animada, aproveito o dia para experimentar a pisa da uva. “É uma oportunidade única de se fazer isso. A festa está de parabéns pelas atrações”, comentou com a amiga italiana Geovana Arduino Deziderá, que participa do evento pela segunda vez e também estreou o processo de macerar as bagas da fruta.

Marcia Maia viajou de Pradópolis para Jundiaí exclusivamente para aproveitar a festa. “Esta é a primeira vez que venho e estou adorando. Já tinha visto reportagens e conhecia o evento por notícias. Estou experimentando não só a festa como a pisa”, comemorou.

Realizada aos sábados e domingos, às 14h30, a pisa da uva representa a história dos imigrantes italianos que trouxeram a videira niagara para o município. “A Festa da Uva é uma homenagem para todos aqueles que estão ligados a esta história e são representados durante o evento como os agricultores e os italianos”, detalhou o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni.

Ele ainda lembra que a 36ª Festa da Uva e VII Expo Vinhos oferece outras atrações como o ‘Expresso da Alegria’, – que é gratuito e oferecido em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Jundiaí e Sincomercio Jundiaí e Região, para passeios pelo Centro Histórico -, e a Parada da Uva, realizado às 16h30 pelas ruas do parque.

A Festa da Uva segue com programação nos dias 25, 26 e 27 de janeiro e 01, 02 e 03 de fevereiro, às sextas-feiras, das 18h às 22h; aos sábados, das 10h às 22h; e aos domingos, das 10h às 20h.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotografos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/26/pisa-da-uva-tradicao-do-passado-e-revisitada-durante-a-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original