Escola Inovadora: 40 professores ensinarão italiano para crianças

Publicada em 05/02/2019 às 12:16

Teatro Polytheama lotado com a participação de mais de 1,2 mil educadores para abertura da II SAP

A abertura oficial da II Semana de Atualização Pedagógica (SAP), realizada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), na segunda-feira (04), celebrou mais um avanço para a educação do município de Jundiaí.  Comemorando um ano do programa Escola Inovadora, a Prefeitura de Jundiaí firmou parceria com o Consulado Italiano no Brasil para a capacitação de 40 professores para o ensino da língua italiana aos alunos no Ensino fundamental (a partir dos 6 anos). Nesta primeira fase serão 40 salas, ou cerca de 1 mil alunos, que terão contado com um terceiro idioma na grade pedagógica, ainda no primeiro semestre. Nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), além da Língua Portuguesa, o inglês é ensinado às crianças a partir dos 4 anos de idade.

“É com muita alegria que firmamos esta parceria e apresentamos aqui, na SAP, um evento que é esperado pelos educadores que têm sede de conhecimento. Capacitar os professores para que possam ensinar o italiano para as crianças é mais uma iniciativa da Escola Inovadora para a preparação da nova geração para o futuro, que além do inglês, que foi incorporado na grade a partir dos 4 anos de idade, a língua italiana agrega conhecimento, cultura e é um diferencial para o mercado de trabalho”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.

Para o cônsul geral da Itália em São Paulo, Filipo La Rosa, a formação da parceira com a Prefeitura de Jundiaí é resultado de planejamento e visão. “Essas parcerias dão resultado somente quando há seriedade. E isso temos aqui. O italiano é o quarto idioma mais estudado no mundo, não somente pela história, como pela potência econômica que representa”, detalha o  cônsul geral da Itália em São Paulo, que participou, junto com o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, da abertura da II SAP.

Em comemoração de um ano de Escola Inovadora, novo projeto é agregado, com o ensino da língua italiana para crianças do ensino fundamental

Além da importância para o futuro dos estudantes, a inclusão da língua italiana em sala de aula representa ampliação do repertório de cultura. “A imigração e o quanto representa a Itália para a nossa cidade fará parte do currículo ainda neste primeiro semestre. A nossa geração de crianças potentes terão mais cultura, mais alegria, música, poesia,m história, riqueza de conhecimento. Jundiaí tem 7.1 de Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas podemos mais. E faremos”, detalha a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques. As aulas serão oferecidas a 40 salas, para crianças entre 6 e 10 anos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O objetivo é ampliar gradativamente a inserção do tema para as demais salas de aula.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/05/escola-inovadora-40-professores-ensinarao-italiano-para-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original