Nova UBS Jardim do Lago: com obra iniciada, atendimento será ampliado em 25%

Publicada em 05/02/2019 às 17:17

Previsão para a entrega do prédio é dezembro de 2019

A terceira Nova UBS de Jundiaí já está em andamento. Desta vez, será o Jardim do Lago que receberá o novo equipamento de atenção básica de Saúde com conceito de atendimento moldado em Estratégia de Saúde da Família (ESF) focado no acolhimento e na resolutividade para os cerca de 15 mil usuários cadastrados. Com o novo serviço, o atendimento será ampliado em 25% nas horas médicas, além do incremento dos atendimentos odontológicos, que hoje não são realizados no endereço da atual UBS. O Prefeito Luiz Fernando Machado vistoriou o canteiro de obras, nesta terça-feira (5), juntamente com equipe de técnicos da administração e da empresa responsável pela construção, que é resultado de uma contrapartida (Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV) de empreendimento imobiliário da região e tem custo estimado em R$ 1,5 milhão.

“Está é uma demanda antiga dos moradores do Jardim do Lago, que vem crescendo ano a ano. Com a priorização da Saúde e da Educação como os pilares principais do nosso governo, conseguimos destinar verba de contrapartida de empreendimento imobiliário para atender aos pedidos, que têm mais de 10 anos. O conceito de Estratégia de Saúde da Família, com acolhimento e humanização, será implantado, juntamente com o atendimento odontológico, que não é realizado no prédio atual. Com organização e planejamento estamos conseguindo avançar e oferecer serviços de qualidade para a população”, detalhou o prefeito Luiz Fernando Machado, enquanto circulava pela obra, em área ampla, com espaço para estacionamento de usuários.

O prédio novo contará com cinco consultórios, além de outros dois para odontologia, salas de vacina, de procedimentos, para agentes comunitários de saúde, estoque, esterilização, expurgo e recepção acessível e demais espaços necessários para a administração do equipamento. A Nova UBS Jardim do Lago, localizado na rua Leonita Faber Ladeira, terá mais que o dobro do tamanho da atual (que fica na Rua Filomena Ricci, 89) e contará com três equipes ESFs para prestar serviços de excelência para a população com os programas ‘Guardião da Saúde’ e ‘Posso Ajudar’. As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, técnicos, dentistas e agentes comunitários de saúde designados para o atendimento de toda região coberta pela UBS. Com a definição das equipes, a quantidade de horas de atendimento médico será ampliada de 96h para 120 horas (resultando em crescimento de 25%), 40 horas de serviços odontológicos, além do acréscimo de atendimentos em enfermagem.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o novo equipamento de saúde garantirá a excelência para o atendimento. “A UBS atual é da década de 1970. Com as três equipes ESFs o atendimento será feito de forma resolutiva. As equipes acompanharão os pacientes em todas as necessidades, criando vínculo com a família, situação que favorece a adesão ao tratamento e acompanhamento. A Nova UBS Jardim do Lago atenderá a todos os serviços já realizados, além de agregar o atendimento odontológico, que antes oferecido pela UBS Agapeama”, explica.

Prefeito Luiz Fernando Machado visitou a obra da Nova UBS Jardim do Lago com técnicos da Prefeitura e da empresa responsável pela construção

A construção do prédio, de acordo com o coordenador executivo da Coordenadoria Executiva de Obras de Infraestrutura, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Ademir Pedro Victor, será o mais moderno da rede e tem previsão de entrega até dezembro de 2019. “Serão 495 metros de cobertura para a Nova UBS e 38 metros para a cobertura de viatura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU). A partir da emissão da ordem de serviço, o trabalho é fiscalizado como uma obra pública. Outra UBS será construída pelo mesmo processo de EIV, no Jundiaí Mirim. Para esse segundo caso, ainda não há prazo para início e a planta está em fase de detalhamento”, comenta.

Adriana de Lima, 34 anos, faz uso de todos os serviços da UBS Jardim do Lago e está animada com a chegada do novo espaço. “O acompanhamento de saúde de toda a família é feito por aqui. Nasci e cresci no bairro sendo atendida neste equipamento. Saber que haverá um novo, que já está sendo construído, é muito importante para a população, que tem crescido”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/05/nova-ubs-jardim-do-lago-com-obra-iniciada-atendimento-sera-ampliado-em-25/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original