Venenosos, escorpiões exigem atenção da população

Publicada em 07/02/2019 às 18:28

Os escorpiões aproveitam o acúmulo de materiais inservíveis para se abrigar e podem causar acidentes graves

A leve queda na temperatura registrada nos últimos dias não pode ser motivo para o esquecimento das medidas de proteção contra os escorpiões. Os artrópodes aproveitam o acúmulo de materiais inservíveis para se abrigar e podem causar acidentes graves. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) mantém monitoramento em pontos mapeados da cidade além de orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar o contato e a visita indesejada na residência.

De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, em todo o ano de 2018 foram registrados 48 acidentes com escorpiões. No primeiro mês de 2019, seis ocorrências. Em ambos, sem vítimas fatais. “Para evitar que os escorpiões se alojem nas residências, os moradores devem instalar anteparos nas portas, janelas e ralos, bem como evitar o acúmulo de material no quintal ou cômodos da residência. A limpeza também é importante, já que o lixo é ambiente atrativo para o escorpião. Os escorpiões podem passar grande período imóvel, escondido em sapatos ou roupas, frestas e trincas nas paredes”, detalha o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

Na identificação de um escorpião a pessoa nunca deve manuseá-lo com mãos, diretamente. No caso de captura, é necessário o uso de pinças longas ou outro aparato que impeça o contato com o animal.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/07/venenosos-escorpioes-exigem-atencao-da-populacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original