Prefeitura qualifica rede no combate à violência infanto-juvenil

Publicada em 12/02/2019 às 12:27

A Prefeitura deu início nesta terça-feira (12) à série de encontros de fortalecimento da rede no atendimento e Escuta Especializada a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes, em atendimento às exigências da lei federal 13.431/2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos das vítimas e testemunhas. O encontro realizado no auditório da DAE contou com a palestra da psicóloga Beatriz Lorencini, coordenadora de Prevenção do Instituto Sedes Sapientiae, referência nacional no assunto.

Participaram do encontro cerca de 200 pessoas, entre servidores das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Promoção da Saúde (UGPS) e Educação (UGE), além de representantes da Delegacia de Defesa da Mulher, Conselhos Tutelares, Guarda Municipal, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e de Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

Encontro faz parte do primeiro módulo de encontros sobre Escuta Especializada

O primeiro módulo contará também com um encontro na próxima semana e trata do alinhamento conceitual e preventivo, voltado a diversos atores que possam estar envolvidos. Um segundo módulo, de três encontros, tratará da técnica e metodologia da escuta e será restrito aos atores diretos do sistema. No terceiro módulo, com dois encontros, volta a ser aberto ao público em geral para tratar dos acompanhamentos dos casos já identificados.

Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, qualificação da rede extrapola exigência legal. “A UGADS contratou esta palestra do renomado Instituto por entender que é necessário um novo olhar de todos para o assunto.”

Já para o gestor da UGPS, Tiago Texera, ação entre as plataformas de governo fortalece o sistema de garantia de direitos. “Jundiaí sai na frente, como uma das pioneiras no Estado na implantação da Escuta Especializada. Vejam quantas pessoas estão envolvidas no fortalecimento do sistema de garantias e na atenção integral às crianças e adolescentes vítimas!”

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/12/prefeitura-qualifica-rede-no-combate-a-violencia-infanto-juvenil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original