Conferência coloca em discussão as políticas públicas para idosos

Publicada em 14/02/2019 às 16:30

Cerca de 100 representantes das Unidades de Gestão da Prefeitura, Poder Público e de organizações da sociedade civil iniciaram na manhã desta quinta-feira (14) as discussões em eixos temáticos da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro, que traz como tema “Os desafios de envelhecer no século 21 e o papel das políticas públicas”, é realizado no Complexo Argos e segue por esta sexta-feira (15).

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), Teresa Nering Borçari, o assunto não diz respeito somente aos idosos e ao Poder Público, mas a toda a sociedade. “Convido a todos a pensar em como gostariam de envelhecer, de modo digno. Aqui damos o primeiro passo para refletir sobre o assunto e superar os desafios”.

Propostas discutidas pela Conferência serão levadas para as instâncias estadual e federal

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o vice-prefeito Antonio de Pádua Pacheco acredita que o Município seja pioneiro na criação de respostas concretas que priorizam os idosos. “Jundiaí desponta ao pensar no país do futuro, composto cada vez mais por idosos. Nossa preocupação com o assunto pode ser evidenciada inclusive pelos investimentos feitos na educação infantil e na geração de empregos para os adultos, que serão futuramente os nossos idosos.”

Para o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Maryssael, o Poder Público e a sociedade unidos podem identificar melhor as demandas dos diversos segmentos. “Tenho segurança de daqui iremos colher as melhores ideias e implementações. São claras a temática aqui abordada e a importância que a Prefeitura dá a ela, dispondo, inclusive, de uma assessoria especial a ela dirigida, na pessoa do Vitório Ângelo Durigati, aqui presente.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, a Conferência é uma oportunidade de aproximação. “Deste diáologo, sairão as avaliaçãoes do que já foi proposto e aplicado, mas também do que ainda precisa ser construído. Isso tudo será levado para as instâncias estadual e federal, a fim de que ecoem em outras esferas a realidade municipal.”

Também esteve presente ao evento o presidente da Câmara Municipal, o vereador Faouaz Taha, que reafirmou estarem abertas as portas do Legislativo para o estudo e diálogo sobre o assunto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/14/conferencia-coloca-em-discussao-as-politicas-publicas-para-idosos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original