Prefeitura mapeia áreas de risco e investe na prevenção de enchentes
Publicada em 14/02/2019 às 17:00A Prefeitura de Jundiaí, por meio de uma parceria entre a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e a Defesa Civil, mapeou cerca de 70 pontos do Município que são considerados de risco para um trabalho de prevenção de enchentes que vem sendo realizado desde o ano passado. O objetivo é evitar que a população dessas regiões sofram com problemas causados por chuvas em excesso, comuns nesta época do ano.
O gestor da UGISP, Adilson Rosa, explica que os locais foram classificados de acordo com a prioridade (muito alta, alta, média e baixa), a fim de dar mais eficácia aos serviços que incluem, principalmente, desassoreamento, limpeza e estabilização de taludes. “Na região do Tulipas, por exemplo, iniciamos o desassoreamento do Rio Jundiaí em dezembro do ano passado e vamos concluir em cerca de 60 dias. Construímos um polder (piscinão) e implantamos galerias na parte mais crítica do bairro. Graças a esses investimentos, que somam R$ 2,4 milhões, este ano não registramos nenhum problema causado pelas chuvas no bairro”, destaca.
Outro ponto considerado de criticidade muito alta que já recebeu o trabalho de prevenção foi o Córrego do Guapeva, no Vianelo. A UGISP realizou, em 2018, uma desassoreamento de todo o trecho, que historicamente registrava problemas nos períodos de chuvas. “De 2017 para cá, os trabalhos foram executados em 23 pontos considerados mais problemáticos. Além da limpeza e desassoreamento dos rios e córregos, foram realizadas de 2017, até o momento, 1.323 ações de hiodrojateamento, 8.098 de limpeza e 830 manutenções em bocas de lobo em todas as regiões da cidade”, completa Adilson.
Entre os locais onde os serviços preventivos foram realizados, além do Guapeva e do trecho do Rio Jundiaí no Jardim das Tulipas, estão o Córregos da Colônia, do Areião (rua Nami Azem), da avenida 14 de Dezembro, da Toca, Japi Guaçú (Vila Maringá) e Bianchini (Ivoturucaia), entre outros. Os córregos que receberão a prevenção nas próximas semanas estão localizados no Bairro da Toca, Avenida Navarro de Andrade, Tanque Velho, Nair Meligoli e Jundiaí-Mirim.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
20/11/2024
Projeto “Resfria Jundiaí” avança com reunião para implementação da etapa inicial
-
14/11/2024
Gestores fazem vistoria final no CIES antes da entrega
-
31/10/2024
Complexo viário do Corrupira avança com execução de rotatória
-
28/06/2024
Defesa Civil alerta para queda brusca de temperatura neste domingo
Baixe as fotos desta notícia na resolução original