Até a noite de sábado (16), Jundiaí registra 136 mm de chuvas

Publicada em 17/02/2019 às 10:03

Desde a noite deste sábado (16), até a manhã de hoje, o município de Jundiaí não registrou mais nenhuma ocorrência relacionada às chuvas. Segundo a Defesa Civil, até às 21h de ontem, foram registrados 136 mm de volume de chuva, quantidade esperada para 16 dias, considerando a média histórica do mês de fevereiro dos últimos 7 anos. Este volume de água registrado pelo CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) classifica Jundiaí como “estado de atenção”, conforme o Plano Preventivo de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão decretado pelo prefeito Luiz Fernando Machado. O Plano considera o período entre 1º de dezembro 2018 e 31 de março de 2019.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel Gimenez, o último chamado atendido na noite de sábado por sua equipe foi no Jardim São Camilo, onde foi realizada uma vistoria em um muro parcialmente rompido, na Viela Caraguatatuba. A família passou a noite na casa de vizinhos e, na tarde desta segunda (18), será atendida pela Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS), para análise do caso. Além desta ocorrência em questão, desde a madrugada anterior a Defesa Civil fez várias vistorias em residências onde constatou-se quedas de muro e uma interdição total, no Parque Cidade Jardim, onde a lama invadiu o imóvel e os moradores tiveram de ir para a casa de familiares.

Trabalhando em conjunto com a Defesa Civil também segue a equipe da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), tratando da limpeza das ruas e retiradas de árvores caídas. “O baixo número de ocorrências diante de um volume tão grande de chuvas, o maior do Estado até o momento, só evidencia que os órgãos municipais estão trabalhando de forma integrada e identificando riscos potenciais de problemas”, ressalta Gimenez. “O levantamento prévio e o mapeamento de áreas a sofrerem interferências, aliado à realização de ações e limpezas de córregos, desassoreamento de rios, limpeza de galerias e bocas de lobos, além da execução de obras preventivas e necessárias, resulta em menos ocorrências diante de fenômenos de chuvas fortes como os dos últimos dias”, acrescenta.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/17/ate-a-noite-de-sabado-16-jundiai-registra-136-mm-de-chuvas/
Leia mais sobre