Integração reforça ações de proteção à Serra e aplica multa aos infratores
Publicada em 18/02/2019 às 17:27Com o propósito de coibir danos ambientais à área de proteção da Serra do Japi – um dos importantes compromissos do Plano de Governo da atual Administração, empenhada na preservação ao meio ambiente e o bem-estar das futuras gerações – foi realizada durante este domingo (17), ao longo da Avenida Luiz Gobbo, no bairro Santa Clara (região da Cachoeira da Curva), mais uma ação de bloqueio para a fiscalização ao acesso de visitantes à reserva natural, conduzindo veículos que possam estar em situação irregular e mesmo coibir atos ilícitos que acabam ocasionando a perturbação ao sossego dos moradores.
“As operações de bloqueio, fiscalização e orientação prosseguem de maneira pontual e com toda firmeza que se exige, envolvendo cada segmento em sua área de atuação. Uma ação progressiva definida para ampliar cada vez mais a conscientização sobre a necessidade da proteção, conservação e preservação da reserva natural”, declarou o responsável pela Divisão Florestal, inspetor Paulo Vicente Soares. O risco de queimadas, a partir de churrascos feito sem autorização, e todo lixo despejado junto à mata e que acaba sendo recolhido pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) também é um agravante.
As ações acontecem ininterruptamente, durante o ano todo, já que as viaturas do Grupamento encontram-se em patrulhamento e dispostas estrategicamente na região, principalmente junto à Cachoeira de Morangaba. Neste domingo, um veículo da cidade de Louveira foi apreendido, uma vez que o seu condutor se recusou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro), e recebeu multas por demais irregularidades.
A iniciativa conjunta tem a coordenação da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) e da Guarda Municipal de Jundiaí, por meio da Divisão Florestal (DF), e acontece desde novembro de 2017, alcançando resultados positivos e efetivos no sentido de fiscalizar, coibir e orientar as pessoas que por muitas vezes utilizam o local de forma ilegal e perigosa; minimizar e/ou evitar os danos ambientais, conscientizar sobre as regras de permanência no local. Conta com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a atuação das polícias Militar e Ambiental, também a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) com os agentes na fiscalização do trânsito.
Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: GM Darlei Antonio
-
15/01/2025
Segurança Municipal se reúne com Escola de Gestão Pública para estreitar relacionamento com ações voltadas à capacitação de guardas municipais
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
03/01/2025
Novo comandante da GMJ destina viatura para o Canil
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
Baixe as fotos desta notícia na resolução original