HU orienta sobre os sintomas de dengue, chikungunya e zika

Publicada em 20/02/2019 às 15:39

Novamente o Aedes Aegypti causa preocupação para a população. Recentemente muito se fala sobre a dengue, porém é importante destacar que o mosquito também é o vetor de doenças como chikungunya e zika. O médico infectologista do Hospital Universitário de Jundiaí (HU), Dr. Saulo Duarte Passos, informa que os sintomas das três doenças são bem parecidos e que isso dificulta do diagnóstico.

O médico explica que das três enfermidades, a mais grave é a dengue. “Seus sintomas são febre, dores no corpo (musculares), dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, a dengue pode levar ao óbito, em decorrência de hemorragias”, comenta.

Aedes aegypti: prevenção é essencial para evitar doenças

No caso da chikungunya, a pessoa infectada também tem febre e dores no corpo, porém as dores concentram-se especialmente nas articulações. Esses sintomas costumam persistir por duas semanas, no entanto, as dores podem permanecer por meses. “A chikungunya afeta bastante a qualidade de vida dos pacientes por causa da persistência da dor. Casos de morte são raros”, diz o médico.

De acordo com Dr. Saulo, a zika não causa sintomas na maioria das vezes e quando ocorre algum sintoma geralmente é febre baixa, olhos avermelhados e coceira característica. “Como os sintomas são mais comuns, muitas vezes a doença é confundida com uma alergia”, diz o médico. A zika raramente causa morte e seus sintomas duram em média sete dias. No entanto, é importante destacar que a febre zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.

Tratamento
O tratamento para cuidar de pacientes com as três doenças é praticamente o mesmo, pois não existem medicamentos específicos. A recomendação é que estes pacientes mantenham repouso e consumam muito líquido. O médico pode indicar medicamentos para a dor, exceto aqueles que contenham em sua fórmula o ácido acetilsalicílico, que pode desencadear hemorragia.

Prevenção
Para a dengue já existe vacina, mas para a chikungunya e a zika não. Dr. Saulo explica que a vacina da dengue é indicada inclusive para quem já teve a doença, mas lembra que a mesma só é ofertada na rede privada. Por esta razão, a melhor forma de prevenir essas doenças é eliminando focos de desenvolvimento do Aedes Aegypti, como locais de acúmulo de água parada. Se não for possível evitar áreas de risco, é imprescindível usar roupas que minimizem a exposição da pele e não abrir mão do repelente.

Cuidados gerais

Dentro de casas e apartamentos

  • Tampe tonéis e caixas d’água;
  • Mantenha calhas sempre limpas;
  • Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
  • Mantenha lixeiras bem tampadas;
  • Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
  • Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
  • Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
  • Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Áreas externas de casas e condomínios

  • Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e hidromassagem;
  • Limpe ralos e canaletas externas;
  • Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
  • Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
  • Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

*Fonte: Agência Nacional de Saúde Complementar

Assessoria de Imprensa HU
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/20/hu-orienta-sobre-os-sintomas-de-dengue-chikungunya-e-zika/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original