Jundiaí é a primeira cidade do País a apoiar Instituto Entre Rodas
Publicada em 22/02/2019 às 15:36A Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE), oficializou, nesta sexta-feira (22), no auditório Elis Regina, o apoio ao projeto nacional ‘Inclusive Você’, do Instituto Entre Rodas. Deste modo, Jundiaí passa a ser a primeira cidade do país a firmar a parceria com o Instituto, que, entre outras ações, busca a inclusão social por meio de doação de cadeiras de rodas personalizadas e sob medidas para crianças.
Participaram do evento o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Vanessa Machado; a gestora da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques; o atleta paralímpico e diretor esportivo do Instituto Entre Rodas, Fernando Aranha; e a diretora de gestão do programa, Eliane Lemos Ozores.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a infância é solo fértil para a construção de uma sociedade mais participativa e solidária. “A criança é a melhor interlocutora porque aprende, absorve e leva as informações para casa, mobilizando toda a família e àqueles que convivem com ela”, disse.
De acordo com a gestora de Educação, a ação ocorrerá na cidade por meio da rede municipal de ensino, que mobilizará as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) e a Escola de Jovens e Adultos (EJA) na arrecadação de lacres. “Estamos muito felizes em participar desta ação e fazer de Jundiaí pioneira nesta parceria porque, em nosso entendimento, é também uma ferramenta de educação muito importante. É papel da escola reforçar valores como respeito e cidadania, entre outros. Deste modo, funcionários, colaboradores, alunos e toda a comunidade serão envolvidos ”, explicou Vasti.
No evento, também foi lançada a campanha #NÃOÉMITO, que tem por objetivo reforçar que a arrecadação de lacres de alumínio é necessária e revertida, sim, para a compra de cadeiras de roda. Atualmente, o programa beneficia crianças com idade entre cinco e 14 anos, integrantes em um cadastro nacional. “Este é o passo inicial para a construção de uma tecnologia social com o foco no processo de inclusão da pessoa com deficiência nos diferentes espaços. Acreditamos que a cidade Jundiaí poderá inspirar outros municípios”, disse a diretora de gestão do programa, Eliane Lemos.
Na ocasião, a estagiária da TVTEC Jundiaí, Gabriela Lobo, fez a entrega simbólica de uma garrafa pet com diversos lacres de alumínio ao projeto. “Conheci o trabalho do Instituto e apresentei ao Luiz Fernando, em 2015. Desde então, desenvolvemos ações conjuntas. A Rede TVTEC e toda a sua estrutura é, sem dúvidas, um importante meio de propagação de informação, de alcance e de engajamento, além de ser um espaço de compartilhamento de boas práticas. Por isso, estamos juntos neste trabalho de conscientização e realização”, afirmou a superintendente, Mônica Gropelo.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
Baixe as fotos desta notícia na resolução original